quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ta tudo conectado?

Por Rodrigo Ferraz

         Nesses tempos virtuais as crianças e os adolescentes são mais que um publico a se conquistar (afinal eles são o futuro como espectadores), são uma fatia do mercado. Atualmente duas novelas-seriados são focadas para esse publico, na Globo a eterna: Malhação e na Record: Rebelde (a caminho de sua segunda temporada).

Sabemos que essa galerinha não apenas usa a internet, como é viciada na própria. Então nada mais natural do site desses programas serem recheados. No da Malhação (http://malhacao.globo.com), alem de vídeos, bastidores e novidades da trama têm também fotos (inclusive dos cenários), dicas como, por exemplo: como estudar, jogos, e principalmente perfis ativos em redes sociais, facebook’s, orkut’s e até perfil dos personagens no twitter com direito a interação.


Rebelde (www.r7.com/rebelde) tem um site menos completo, mas tem material exclusivo pros espectadores em seus celulares, fotos, vídeos (inclusive de bastidores), noticias, sub-sites como o Fã Clube da banda protagonista da novela, um do colégio em que os principais personagens estudam: Colégio Elite Way entre outros.


Em breve a Band, emissora tradicional em bons produtos pra esse nicho como foram as novelas Floribela e Dance Dance Dance entra no mercado com a  promissora: Julie e os Fantasmas. A novela vai ser exibida também no canal infantil: Nickelondeon. Se for como Floribela, o site de Julie também será completo.



Enquanto isso no SBT, a emissora de Silvio Santos acaba de escalar a ótima Rosanne Mulholland pra ser a carismática e Querida Professora Helena, um elenco infantil encabeçado pela estrela mirim: Maysa e procurando encaixar outros nomes importantes da emissora como Alexandre Frota e Moacyr Franco. Se a emissora for inteligente também fará esse processo de tran-midia com a internet e a novela.

Em suma, se essa conexão tramas-internet não existir uma lacuna existira... Porque antes os sites eram só um instrumento de divulgação, hoje é uma continuação da própria, o que há menos de 20 anos eram as revistas de fofoca hoje são os sites e as redes sociais, com um diferencial importante: a interação que o publico e principalmente as crianças e os jovens dos dias de hoje exige! E essa é uma tendência que veio pra ficar... E quem não fizer ficara defasado!!

8 comentários:

  1. nuss não conhecia o site,bem legal...concordo...tem toda razão, se não tiver interação entre as diversas midias com certeza a tendencia é a audiencia ficar pra trás!!!

    ResponderExcluir
  2. É por mais que novelas como essas citadas não me agrada, não posso deixar de admitir que quando criança eu era fascinado e hoje sou noveleiro, porque me apaixonei por novelas assim. Como Vamp, Olho no Olho e Carrossel!

    Parabéns pela estreia Rodrigo!
    Ótima análise!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, teledramaturgia tem que ser atender todas as fatias do mercado, horário pra isso não falta.

    Ótima observação...

    ResponderExcluir
  4. Adoro Rebeldes, e to ansiosa por Carrossel!!!
    Que venha logo....
    Só espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  5. curto demais Rebelde na Record, acho que foi um acerto da emissora, mas espero que com essa confirmação de uma segunda temporada, não se perca a qualidade...

    malhação eu via com fervor na época da academia, nas primeiras temporadas, hoje em dia, não me atrai, mas é inegável a importância dessa novelinha para a rede Globo, como base de revelações artísticas...

    parabéns pela postagem, Rodrigo... um abração, amigo!!!

    ResponderExcluir
  6. A interação da TV com outros meios cresceu bastante, mas eu ainda acho que precisa ser melhor explorado.

    ResponderExcluir
  7. Tem razão ApanhadoGEral!
    Ainda mais para essas novelas que tem esse público ligado a internet!

    Obrigado pela participação e visita sempre!

    ResponderExcluir
  8. Flávia Magalhães10 de outubro de 2011 11:11

    Ah! Você me disse isso um dia, que muito antes de Ti-Ti-Ti, que também tinha uma espécie de vida virtual, outra novela da qual não lembro o nome agora, mas bem antiga ( e só você para saber tanto assim de novelas! ) também tinha isso. Não sabia que Malhação também possuia esse tipo de recurso. Que legal!
    Parabéns pela coluna e fiquemos informados através do Rodrigo, minha gente!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação e presença! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...