segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

TWITTER TORNA-SE A MECA DOS NOVELEIROS


Por Júnior Bueno
*

A telenovela, paixão incontestável dos brasileiros, completa exatos 60 anos no próximo dia 21. Desde que foi ao ar em 1951 o primeiro folhetim, Sua vida me pertence, pela extinta TV Tupi até os dias de hoje, as novelas são a nossa principal atração televisiva, se tornaram um negócio em torno do qual giram bilhões e assim como o futebol e o Carnaval, formam a identidade do Brasil no exterior. E dos primórdios da televisão aos dias de hoje a forma de ver novela evoluiu junto com a própria televisão. Antes as pessoas se aglomeravam nas salas de quem tinha um aparelho para acompanhar a novela (o famoso “televizinho”). Depois por décadas, o sofá em frente à TV era onde a família se reunia no fim do dia. Com o aumento do poder aquisitivo da classe média, a partir do plano Real, as famílias passaram a ter de mais de um aparelho de TV em casa e nos dias de hoje é possível assistir aos capítulos pela internet, via tablets ou celular.




Mas mesmo com essas mudanças, a mania nacional de ver novela não diminuiu, pelo contrário, e isso pode ser observado em redes sociais. Internautas criam grupos de discussão sobre as tramas da TV no Facebook; postam vídeos com cenas de novelas atuais e antigas, algumas curiosas e raras no Youtube; e no Twitter, todos os dias colocam novelas e personagens entre os TTs (trend topics, os assuntos mais comentados no site). Neste último caso, o microblog, que se popularizou no Brasil em meados de 2007, se tornou ponto de encontro de noveleiros que através do site fazem em tempo real o que antes só era possível no dia seguinte no trabalho: comentar as novelas!

Essa nova mania agrega pessoas de idades, classes e lugares diferentes que se vêem conectadas por um fato comum, naquele momento estão vendo o mesmo capítulo, a mesma cena, a mesma novela. E comentando, criticando, elogiando, ou fazendo piada do que estão vendo. Em apenas 140 caracteres sobra criatividade por parte dos usuários, que twittam com seus nomes reais, pseudônimos ou até mesmo perfis com nome de personagens de novela, os famosos fakes, como o @mordomoeugenio que homenageia o cinéfilo mordomo dos Roitmann de Vale tudo e @dona_valentina, a velha cafetina de Passione.


Um dos que assumem a própria identidade na rede é Nilson Xavier, autor do livro Almanaque da telenovela brasileira e criador do site Teledramaturgia, onde reúne informações sobre todas as tramas exibidas no gênero até hoje. Seu perfil no twitter @Teledramaturgia tem milhares de seguidores que podem ler diariamente tiradas interessantes sobre as novelas. Para ele, twittar enquanto vê novela torna o hábito muito mais divertido: “Dividir minha opinião, muitas vezes ácida, com os demais telespectadores mudou minha forma de ver novela, essa troca é estimulante”. Mas apesar disso, Nilson não acredita que o Twitter influencie o modo de todos os brasileiros assistirem novelas, tanto pelo perfil do telespectador, que é mais tradicional, quanto pelo baixo percentual de brasileiros conectados à internet.


A primeira vez que a internet foi abordada numa novela de TV foi em Explode Coração de 1995, e a chamada rede mundial de computadores era abordada como um achado quase milagroso. Anos depois, Por amor (1997) foi a primeira trama a merecer uma comunidade virtual, o site Eu odeio a Eduarda, destinado a achincalhar a personagem chatinha de Gabriela Duarte. Daí em diante o flerte entre a TV e a internet evoluiu para um casamento hoje indissolúvel. Toda trama lançada em TV tem seu site próprio e perfil nas redes sociais. E com essa interação o público está mais perto dos profissionais de TV e vice-versa. As emissoras estão de olho no potencial desta audiência, e sempre tentam atrair a atenção deste público, uma vez que cair nas graças dos internautas significa ter publicidade gratuita.

E os próprios autores de novela lançam mão do expediente para medir a popularidade de suas tramas. Aguinaldo Silva (@aguinaldaosilva), autor da atual trama das nove, Fina estampa e de sucessos como Senhora do destino e Tieta, sempre comenta no Twitter as posições que a novela e os personagens alcançaram nos TTs e divulga os números que a novela alcançou no Ibope. O autor ainda usa o blog para outros fins: alfinetar seus desafetos e adiantar novidades para os fãs. Mas também há também criadores que simplesmente usam a ferramenta para acompanhar em tempo real a reação que sua criação causa no público. Esse é o caso de Vítor de Oliveira (@vitorolive), colaborador do remake de O astro, que comentou a novela junto com seus seguidores: “Foi incrível e também impressionante o fato de muita gente conseguir captar as inúmeras referências do texto. E, claro, esse retorno em tempo real foi importantíssimo pra termos noção do que estava agradando ao público”.

Outro ponto a ser destacado é o sucesso que as reprises de novelas clássicas alcançou entre os twitteiros. Vale tudo, de 1988, que este ano foi ao ar novamente no canal a cabo Viva, movimentou a rede, e apesar de ir ao ar às 00:45, chegava aos assuntos mais comentados no Twitter mundial. Em entrevista ao portal UOL, a atriz Regina Duarte, protagonista da trama agradeceu “ao pessoal do Twitter” pelo sucesso da reprise. Esse sucesso certamente agradou a direção do canal que providenciou a reprise de Vamp (1991) e Roque Santeiro (1985), logo na sequência. Na semana passada o canal trouxe de volta Barriga de aluguel (1990) e neste mês reestreia Top model (1988). Essas reprises, além de agradar saudosistas que podem rever tramas inesquecíveis também, chama a atenção de noveleiros mais jovens curiosos para acompanhar novelas tão famosas.

Assim como o surgimento da TV causou medo por ser uma ameaça ao rádio e ao cinema, a popularização da internet alarmou quem temia pelo fim da TV. É fato que a internet tornou a TV mais dinâmica e neste momento ela se encontra em permanente mudança. Mas no que depender dos noveleiros do Twitter, a telenovela causará paixão por muitos anos.




Quer entrar pra essa turma? Corre pro nosso twitter que tá todo mundo lá.
*Matéria originalmente publicada no Jornal O Hoje de Goiânia em 11/12/2011


11 comentários:

  1. É uma delícia assistir a novelas e twittar ao mesmo tempo. Já tinha escrito sobre esse fenômeno na época de "Vale Tudo", que foi uma verdadeira febre no Twitter. Na época de "O astro", foi uma loucura. Selecionava os melhores tweets e mandava para os outros autores e nos divertíamos muito, além, é claro, de funcionar como um grupo de discussão em tempo real. Nunca acreditei nessa história de que internet rouba audiência da TV. Pelo contrário, cada vez fica mais claro que as duas mídias, não só coexistem, como se completentam. Adorei o texto. Parabéns! E aproveitando, deixo aqui meu twitter para quem quiser seguir: @vitorolive

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto! Pois é, o Twitter virou o point de encontro dos noveleiros. Já é sagrado! E o melhor é que ninguém economiza na criatividade ao comentar sobre algum personagem, cena, situação...

    Uso meu perfil para falar sobre tudo que me dá na telha, mas, como bom noveleiro que sou, estou sempre soltando os meus pitacos sobre a teledramaturgia. É uma delícia falar de um assunto que sempre adorei!

    E viva os 60 anos da telenovela, que ainda tem muitas e muitas décadas para comemorar!

    ResponderExcluir
  3. Não só de noveleiros, mas de TODOS. Quem gosta de programas, jornalismo, cinema. Enfim , acho essa arma essa ferramenta que temos em mãos muito poderosa. Twitter é a inovação do século. Parabéns pela Postagem =D

    ResponderExcluir
  4. Muito bom e pertinente seu texto Ju!
    Twitter imperdíveis para seguir nessa comunidade novelística:
    @ivangomesz
    @acrisedos25
    @IsaacAbda
    @WalterdeAzevedo
    @Teledramaturgia
    @mordomoeugenio
    @dona_valentina
    @WatsonHermann
    @comentv
    @cenaaberta
    @o_planeta_tv
    @heddyfernandes @henrickmcz @MofoTv @katylene @lip_emerson @noveludo @diniz_paulinho @rodrigoteberga @dogrod

    e o meu é claro @FABIODIASR

    Abs JU

    ResponderExcluir
  5. Vou começar a participar disso, parece interessante! rs

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Sempre comento sobre as novelas no meu twitter... Quem quiser me seguir, é www.twitter.com/tvfabio Abraços, Fabio

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O twitter se tornou uma fonte muito importante para divulgação de nossos textos. Até mesmo para comentar sobre cenas acontecimentos enfim. É muito válida essa interatividade!

    ResponderExcluir
  9. Maravilhoso esse texto do Júnior Bueno: talentosíssimo esse rapaz!
    O twitter é um excelente termômetro para se medir a popularidade, a repercussão e a opinião de boa parcela do público sobre as atrações televisivas, sejam novelas, jornalísticos, filmes... Até mesmo autores consagrados como Aguinaldo Silva e Glória Perez estão atentos à rede social. Por vezes, o Twitter é tão ou até mais eficiente que os já conhecidos grupos de discussão. E também se revela um belo exercício de criatividade!
    Mais uma vez parabéns ao autor do texto e ao Cabide!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o texto \o
    Só não tenho coragem ainda de entrar pra thurma uahsuahsauh '-'

    ResponderExcluir
  11. Twitter é a nova sensação, quem adere, não sai.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação e presença! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...