Atualizações das postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

Espaço para anúncio

Responsive Advertisement

TEATRO: Festim Diabólico - Você é superior a quem?


Por André Fusko



Ele não para, um dos nomes mais atuantes do teatro paulistano: Andre Fusko é dos atores mais lembrados da geração dele nos nossos palcos! Apesar de ter feito pouca tv, o papel dele em Escrava Isaura (na versão da Record) foi marcante!! Abaixo ele conta um pouco mais da sua atual peça: Festim Diabolico (com direito a presente no fim do post)... É com você, André! O Cabide Falá é seu!




Soldados americanos matando vietnamitas em filmes de guerra, ou cowboys matando índios no Velho Oeste, ou jovens queimando mendigos, skin heads batendo em homossexuais na avenida Paulista, cliente destratando garçom. São exemplos de situações que tem algo em comum. A sensação de superioridade. Por razões políticas, raciais, monetárias ou qualquer que sejam, um indivíduo sente que é superior e por isso tem mais direito a vida do que outro.


Na década de 20, dois rapazes americanos aprenderam superficialmente em sala de aula a teoria do Super Homem de Nietch. Eles resolveram experimentar a sensação de superioridade matando um primo mais novo de um deles. O crime chocou o mundo. Houve um polêmico julgamento onde a defesa alegava que eles tinham sido estimulados na escola a cometer o crime. Hitler usou a mesma justificativa para o Nazismo e para a superioridade da raça ariana. Orson Wells fez um filme baseado no julgamento desses dois jovens.

Inspirando-se no crime Patrick Hamilton escreveu uma peça de teatro que acabou servindo de modelo para Alfred Hitchcock a fazer o filme Festim Diabólico.


No espetáculo teatral, e no filme de Hitchcock, os assassinos promovem uma festa e convidam entre outros, os pais da vítima, a namorada e o professor da escola de filosofia que ensinou a teoria de Nietch.

Está em cartaz agora, no Shopping Frei Caneca o espetáculo de Patrick Hamilton. Festim Diabólico é um espetáculo cruel, cheio de suspense e ao mesmo tempo divertido, afinal é uma Festa. Ele traz a reflexão sobre a superioridade que todos nós sentimos. Cabe a cada um de nós decidirmos o que fazer com nossas superioridades. 

Os 3 primeiros leitores que quiserem ver a peça e informarem no comentário ganham um ingresso no valor promocional de 10 reais é só informar o nome e a data que quer ir até o fim da temporada!

(Favor informar até 3 horas antes da exibição do dia que quiser)!!

Postar um comentário

0 Comentários