Atualizações das postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

Espaço para anúncio

Responsive Advertisement

ATORES comentam Nelson Rodrigues...



Por Fábio Dias
  
Os autores abriram o Especial Nelson Rodrigues, e nada mais justo contar com atores para fechar. Confira abaixo depoimentos exclusivos, sobre o nosso grande dramaturgo que completaria 100 anos essa semana.

MATEUS SOLANO

Sobre a dramaturgia do autor: É o nosso Shakespeare! O autor que melhor traduziu o brasileiro de dentro pra fora, expondo, sempre surpreendentemente, os recantos mais hediondos e fantásticos da alma brasileira.


Obras Favoritas: O Beijo no Asfalto e Boca de Ouro. Mas sou apaixonado também pelas peças míticas, como Dorotéia. 


Pra você! A vida, como ela é? Rodriguiana! 




LUCIANA BRAGA

Sobre a dramaturgia do autor: Nelson ainda é, na minha opinião, o maior dramaturgo brasileiro. Suas peças retratam de tal modo as entranhas do comportamento da sociedade brasileira, que dificilmente será superado. Diálogos precisos, frases curtas e contundentes, poder de síntese, humor e drama atrelados. Acho que deveria ser lido e estudado em todas as escolas, assim como a Inglaterra faz com Shakespeare. Certamente despertaria maior interesse nos jovens pela leitura, além de provocar discussões de comportamento social.

Obras Favoritas: Difícil escolher. Quando jovem adorava os romances de Suzana Flag. Mais tarde me apaixonei pela dramaturgia: Viúva porém honesta, Toda nudez será castigada, O beijo no asfalto. E não posso deixar de citar as peças que fiz: Vestido de noiva e A mulher sem pecado.

Pra você! A vida, como ela é?  Citando Nelson: "Eu não existiria, sem as minhas repetições."


JONAS BLOCH


Sobre a dramaturgia do autor: Nelson, para mim, foi um provocador. Suas peças instigavam a sociedade conservadora da época, escandalizada com a exposição de desejos proibidos, pela denuncia dos valores de uma sociedade corrupta, por sua abordagem transgressora. Sua linguagem é impar, enxuta, direta, virulenta, teatral.

Obras Favoritas: O "Beijo no asfalto", em cartaz no Teatro Glaucio Gill, me parece muito adequado aos dias de hoje, onde a imprensa busca o escândalo a qualquer preço, destruindo pessoas levianamente.  

Pra você! A vida, como ela é?  vida é cheia de altos e baixos, de sentimentos contraditórios, de constante mudança. Tudo isto faz com que ela seja uma grande aventura, uma viagem que nos traz surpresas, à medida que vamos envelhecendo e mudando nossos pontos de vista, uma estrada para nossos sonhos. Como disse Gonzaguinha : "É bonita, é bonita e é bonita!"  
         



TAMARA TAXMAN

Sobre a dramaturgia do autor: A lista dos que gostam desse escritor, jornalista e autor teatral mais importante e polêmico do mundo não tem fim. É sem duvida  uma unanimidade o que todos acham da sua obra. Numa das suas frases prediletas ele diz que a unanimidade é burra! Engraçado, não?

Obras Favoritas: Um dos melhores  filmes nacionais que já vi, foi feito com Darlene Gloria, dirigido por Arnaldo Jabor texto do Nelson: Toda Nudez sera Castigada, é maravilhoso é uma crítica a hipocrisia da burguesia, também gosto de Álbum de Família, Vestido de Noiva, O Beijo no Asfalto, A Falecida. Alias gosto de tudo que ele escreveu! Tudo! Não posso deixar de mencionar A Vida Como ela é... Uma frase dele que gosto muito é: Se todos conhecessem a vida sexual uns dos outros ninguém cumprimentaria ninguém.

Pra você! A vida, como ela é?  A Vida tem sido generosa comigo permitindo mudanças em todos os sentidos inclusive como  autora de historias infantis. Logo depois do lançamento do livro fui convidada para estrear um programa infantil chamado Os Detetives do Prédio Azul no Gloob. Entrei nesse universo e me identifico com o direto e simples! Estou feliz!!!


MAURÍCIO MACHADO



Sobre a dramaturgia do autor: Ele é sem duvida alguma um gênio para mim! Seus argumentos, personagens e diálogos são únicos e de uma compreensão humana que irrompe limites e caminhos que só ele mesmo tem a maestria e talento para fazê-lo. O melhor e mais absoluto autor de todos os tempos que   o Brasil já conheceu... Nosso Shakespeare. Só que infelizmente sem a popularidade que em terras britânicas seu ilustre filho tem. Mas como o Brasil ainda é um país em crescimento cultural e em busca de sua identidade e valorização próprias; ele  já há muito respeitado; deve (assim espero) encontrar a comunicação com o povo a quem ele retrata com tanto brilhantismo. Sua obra é atemporal e como todo grande dramaturgo é um clássico para todo o sempre.

Obras Favoritas: Para mim todas as suas obras são geniais! Adoro o universo, a humanidade, o delírio e a loucura! Fantasia? Não! A vida ... a realidade árida, cáustica e por vezes surreal da vida inspiravam esse grande homem chamado Nelson Rodrigues. Sem pudor! Suas crônicas também incríveis. Em especial adoro ‘Boca de Ouro’, ‘Beijo no Asfalto’, ‘Os Sete Gatinhos’. No cinema ‘A Falecida’ e ‘Bonitinha mais ordinária’ são imperdíveis e antológicos. Na Tv lembro ainda de ‘Meu Destino é pecar’ e ‘Engraçadinha e seus amores’.

Pra você! A vida, como ela é? Parafraseando Nelson... "Não vou para o inferno, mas não tenho asas"





 LUCÉLIA SANTOS
(uma das atrizes mais atuantes na obra de Nelson)

Sobre a dramaturgia do autor: O melhor! o nosso grande dramaturgo, o comparo a Shakespeare no nosso bom e velho português, nossa língua mãe.

Obras Favoritas: Vestido de Noiva, Beijo no Asfalto e Senhora dos Afogados.

Pra você! A vida, como ela é?  Bela!!!




Agora é como você!
O que representa Nelson Rodrigues na dramaturgia nacional?
Quais suas obras favoritas?
E pra você! A vida, como ela é? 


CONFIRAM TAMBÉM a primeira parte: AUTORES comentam Nelson Rodrigues 

Postar um comentário

0 Comentários