domingo, 17 de março de 2013

JANTARES DE CINEMA: O Crème brûlée de Amélie Poulain


Por Fábio Dias


Ano passado no meu aniversário, ganhei de presente do meu querido amigo @mordomoeugenio (cinéfilo e gourmet), o livro Jantares de Cinema de Bechy Thorn. Nesse delicioso livro, para cada filme selecionado pela autora tem uma receita que aparece no filme em algum momento, por exemplo a lasanha que o Garfield tanto ama! Tem receitas de drinks, pratos principais e sobremesas. Todas são de filmes americanos e também de séries como Friends que tem como receita os cookies da avó da Phoebe. Vou começar a compartilhar algumas por aqui, começando pelo Crème brûlée, tradicional sobremesa francesa, que apareceu muito no filme O Fabuloso destino de Amélie Poulain. 


*A grande imaginação de Amélie permite que ela vagueie sem nenhuma reserva e tenha desde pensamentos sublimes até ideias absurdas. O prazer que ela sente ao quebrar a crosta de caramelo do Crème brûlée é contagioso. Amélie decide que seu objetivo de vida será trazer momentos de pura alegria à vida um tanto mundana das pessoas que a cercam. Prepare esta sobremesa para você também bater as crostas de caramelo. Quando a superfície começar a quebrar, sorria e curta o momento. Amélie ficaria orgulhosa.


[ELENCO & APOIO]
4 gemas
2,5 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 fava de baunilha (pode substituir por essência de baunilha)
500 ml de creme de leite fresco
5 colheres (sopa) de açúcar cristal

[ROTEIRO]
1. Preaqueça o forno a 140 graus C. Coloque as gemas e o açúcar numa tigela grande e bata até a mistura ficar bem clara e suave.

2. Abra a fava de baunilha no sentido do comprimento e retire as sementes raspando com a ponta da faca. Coloque o creme de leite, a fava da baunilha aberta e as sementes numa panela grande. Leve ao fogo baixo e cozinhe até o creme começar a borbulhar nas beiradas. Tire a panela do fogo e deixe esfriar por um minuto.

3. Retire a fava de baunilha e acrescente o creme de leite quente à mistura de gemas e açúcar, batendo continuamente (isso é fundamental para atingir a consistência de creme).

4. Ponha a mistura de volta na panela. Leve ao fogo e mexa até engrossar. Coloque o creme em 4 refratários individuais, preenchendo até 3/4 da sua capacidade. Em seguida, ponha os refratários dentro de uma assadeira e preencha-a com água fervente até alcançar cerca de 2,5 cm de altura.

5. Leve ao forno e deixe assar em banho-maria por cerca de 30 minutos, ou até firmar. Retire do forno, deixe esfriar e ponha na geladeira.

6. Então, espalhe o açúcar cristal por cima e aproxime a superfície de uma fonte de calor, para derretê-lo. Se preferir, pode usar um maçarico para impressionar seus convidados *(eu costumo trapacear - preparo um caramelo à parte e o coloco por cima do creme, para garantir uma generosa crosta caramelizada, depois que esfriar). 

Dá pra encarar?


*O texto em itálico, além da receita é cópia do livro Jantares de Cinema da autora Becky Thorn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação e presença! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...