domingo, 7 de abril de 2013

MACARON - O doce da moda!


Por Fábio Dias


Eles já estão colorindo as padarias, festas de casamento, aniversários e afins. É, o macaron ganhou o Brasil. Conheci esse docinho em 2010 quando estive em Paris, nunca tinha visto por aqui. Mas, agora é o doce da moda e anda inspirando até marcas como a Nike e ao estilista Marc Jacobs! Como? Abaixo verás! O curioso é que é uma receita bem antiga. 

HISTÓRIA
O Doce da Rainha Essa delícia francesa a base de amêndoas tem quase 500 anos! Na verdade, o macaron saiu da Itália no século 16 quando a rainha Catarina di Médici mudou-se para a França. O "Doce da Rainha", como era chamado, foi levado juntamente com a sua corte e a receita era mantida em segredo. Até que as freiras carmelitas de Nancy a descobriram e passaram a reproduzi-la e ficaram conhecidas como "Irmãs Macarons". Até hoje, na cidade de Nancy existem os macarons como eram produzidos naquela época.

No início do século XX, Pierre Desfontaines teve a brilhante idéia de juntar os "coquies" ("bolachinhas") a um recheio cremoso e saboroso. E mais recentemente, nos anos 80, Pierre Hermè criou os macarons que apreciamos hoje: uma explosão de cores e sabores. Crocante por fora, macio por dentro....e uma mistura de sabores sutis, fazem desse doce uma iguaria francesa. Para aniversários, casamentos e ocasiões especiais, o macaron é uma bela alternativa elegante para a sua comemoração! Além de tudo pode ser personalizado combinando com a cor e proposta da festa.


RECEITA

Ingredientes
1/2 xícara (chá) de clara de ovo
3/4 xícara (chá) de açúcar de refinado
gotas de corante na cor de sua preferência
1 xícara (chá) de farinha de castanha de caju
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro


Modo de preparo
Numa tigela misture clara de ovo e açúcar refinado. Leve a tigela para o banho-maria e misture sem parar até que a mistura perca a viscosidade.
Transfira a mistura para uma batedeira e bata até ficar duro (como clara em neve). Junte gotas do corante na cor de sua preferência. Desligue a batedeira e com o auxílio de uma colher junte farinha de castanha de caju e açúcar de confeiteiro. Isto fará com que algumas bolhas de ar se desprendam. Coloque a mistura num saco de confeiteiro.

Numa assadeira untada com manteiga e farinha de trigo (ou sobre uma fôrma de silpat) pressione o saco de confeiteiro e vá formando pequenas bolinhas (sem picos). Leve a assadeira para o forno pré aquecido a 100ºC por 10 minutos. Depois aumente o forno a 130ºC por mais 10 minutos.
DICA: não aumente mais que 130ºC para não rachar os macarons.
Retire a assadeira do forno e deixe os macarrons esfriarem por 10 minutos e depois desenforme.
Depois de frios, pressione com um dedo o centro dos macarons (no lado reto). Nesta cavidade coloque o recheio de sua preferência. É o recheio que dá o sabor ao macaron.

RECHEIO DE GANACHE
Ingredientes
150 g de creme de leite
300 g de chocolate meio amargo picado Modo de preparo Numa panela em fogo médio coloque creme de leite e deixe ferver.
Numa tigela coloque chocolate meio amargo picado e junte o creme de leite (que foi fervido). Misture bem até derreter o chocolate. Deixe esfriar e recheie os macarons

RECHEIO DE MEL COM FLOR DE LARANJEIRA
Ingredientes
230 g de açúcar
60 g de água
3 claras
60 g de açúcar
340 g de manteiga gelada cortada em cubinhos



Inspirando MARCAS e ESTILISTAS

Linha Splash Pâtisserie by Marc Jacobs
Coleção Splash: Pâtisserie by Marc Jacobs nos "sabores Maçã, Romã e Biscoito



Feche os olhos e tente se imaginar numa bela tarde de verão dentro de uma pâtisserie francesa degustando um macaron. O aroma das amêndoas misturado ao sabor do recheio que explode na boca é indescritível. Agora imagine esse aroma dentro de um frasco de perfume. Conseguiu? Inimaginável!
Pois é, foi exatamente isso que o aclamadíssimo estilista Marc Jacobs fez para lançar a coleção limitada da sua linha Splash inspirada nos delicados macarons: Pâtisserie by Marc Jacobs.

O conceito foi evocar uma agradável tarde em uma pâtisserie degustando o doce francês. Com notas frescas e frutadas o perfume foi lançado em três "sabores": Romã, Biscoito e Maçã. Agora é possível imaginar, sentir e degustar! 

Tênis Nike Sportwears Air Royalty Macarons



Os macarons são realmente inspiradores! A Nike, antenadíssima na galera jovem que aprecia as novidades gastronômicas, criou um tênis em couro pré-moldado em cores pastéis que lembram os famosos doces franceses. As cores dos tênis foram inspirados nos sabores almond, curaçao, fruits e lemon.

Para ficar com a aparência dos macarons, a Nike usou a técnica de moldagem térmica no revestimento dos calçados, o que garante, além de mais conforto e menos costuras. Foi lançada em Março de 2010 e já não está mais disponível para vendas na Colette, loja que o lançou.

Não foi eu!! Enjoy!

Agradecimentos: Priscila Macarons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação e presença! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...