Atualizações das postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

Espaço para anúncio

Responsive Advertisement

Audiência não acompanha a qualidade da novela “Em Família”


Por Fábio Dias


Coluna originalmente publicada no RD1 do IG nessa página.




Estreou na última segunda-feira (03/02) “Em Família”, última novela do consagrado autor Manoel Carlos. A trama fez uma lúdica e corajosa estreia mostrando a infância da protagonista Helena. Um capítulo contemplativo, simples mas muito bonito em que já foi delineando a personalidade de cada personagem desde sua infância. A espevitada Helena dividida entre dois homens, o ciúme doentio de Laerte, o amor platônico do Virgílio e a inveja de Shirley. No final do primeiro capítulo já houve a passagem de tempo e Bruna Marquezine assumiu brilhantemente o posto da protagonista Helena. Guilherme Leican (Laerte), Alice Wegmann (Shirley) e Fernando Rodrigues (Virgílio) também mandaram muito bem.

No decorrer da semana a história foi ganhando força e a tensão aumentando a cada capítulo, até que chega aos derradeiros capítulos de sexta e sábado, onde acontece a tentativa de homicídio de Laerte contra Virgílio e o casamento desfeito no altar com o noivo sendo preso. Cenas impactantes e emocionantes marcaram o capítulo de sábado. Dois momentos que me emocionaram muito foram a morte de Ramiro (Oscar Magrini) e o pedido de perdão de Helena a Maria (mãe de Virgílio) interpretada por Cyria Coentro, cena essa que encerrou a semana.

Houve muitas críticas em relação ao autor ter optado por exibir a novela em três fases, mas eu achei muito válido, acho que com flashback não conseguiria mostrar toda a densidade e traumas que essa história causaram nas personagens, foi tudo muito bem construído. A fase final começa no capítulo sete nessa segunda-feira (10/02), “Avenida Brasil”  (2012) também só começou exibir a sua segunda fase no capítulo sete, durante sua primeira semana exibiu a infância e o amor de Nina por Jorginho, além do golpe de Carminha em Tufão.

Estrear após um sucesso não é uma tarefa fácil e,  querendo ou não “Amor à Vida”  foi uma novela popular e que prendeu a atenção em seus últimos capítulos, isso cria uma ressaca em que afugenta o telespectador da trama substituta. O forte calor que está fazendo nesses últimos dias é também um fator que pesa na audiência, o número de telespectadores ligados caiu. Mas claro, a forma clássica das novelas de Manoel Carlos com seu ritmo mais lento não conquistou os telespectadores acostumados com as últimas novelas ágeis. 

Nota-se que todos autores veteranos, com exceção de Aguinaldo Silva, independente da medição, passaram por dificuldades até conquistar audiência. Gloria Perez (Salve Jorge), Gilberto Braga (Insensato Coração) e Sílvio de Abreu (Passione) demoraram para elevar os índices de suas últimas novelas no horário nobre. “Em Família” ficou abaixo de suas antecessoras, mas para efeito de comparação e informação, as medições mudam anualmente, portanto o número de audiência de dois anos atrás  não representa o mesmo número de telespectadores de hoje em dia. Hoje cada ponto de audiência vale 65 mil televisores, há dois anos atrás valiam 60 mil.

“Em Família” estreou com 33 pontos e caiu para 29 nos dois capítulos seguintes, a direção percebendo o baixo número, deixou os capítulos maiores, antecipando assim a terceira fase, mudanças essas que refletiram na audiência, os capítulos de sexta e sábado marcaram boa audiência e fecharam com 30 pontos.

Veja abaixo como ficou o comparativo da primeira semana de “Em Família” com as novelas antecessoras.

Média até o capítulo 6:
Em Família: 30,17
Amor à Vida: 34,17
Salve Jorge: 32,83
Avenida Brasil: 33,83
Fina Estampa: 36,83
Insensato Coração: 31,5
Passione: 31,83
“Em família” em sua primeira semana marcou a pior audiência da história, infelizmente nota-se que os números não acompanharam a qualidade da novela, mas pelo que foi  apresentado, a novela deve subir. Outras novelas do autor estrearam com baixa audiência, mas encerraram sua trajetória com sucesso, entre elas: Por Amor, Laços de Família e Mulheres Apaixonadas. É aguardar pra ver, que venha a terceira fase!
________________________________________
Curtiu a estreia de “Em Família”?
SIGA-ME NO TWITTER @FABIODIASR
________________________________________
Fábio Dias é formado em administração de empresas, mas desde criança é fã de novelas. Talvez pela sua formação, é fanático por números, sendo assim, o seu assunto favorito. Criou há três anos o blog “O Cabide Fala” (clique aqui e visite), onde, entre outros assuntos, escreve sobre os números de audiência.
________________________________________

Postar um comentário

0 Comentários