Atualizações das postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

Espaço para anúncio

Responsive Advertisement

Um formato original Globo

Por Edilson Lopes

Taís Araújo com o elenco do Popstar que entra no ar em setembro

Como diria o Velho Guerreiro Chacrinha, na TV “nada se cria, tudo se copia” e olha que o apresentador nem chegou a conviver com a safra de formatos que se popularizaram principalmente com o advento dos realitys shows. Todas as grandes emissoras Têm em sua grade formatos adquiridos e que muitas vezes são responsáveis pelas maiores audiências das emissoras como por exemplo o Masterchef na Band, o Bake Off e o Esquadrão da Moda no SBT, o Dancing Brasil, A Fazenda e o Power Couple na Record e até mesmo a Rede Globo com os sucessos Big Brother e o The Voice.

Márcio Garcia apresenta o Tamanho Família, uma competição entre familiares de duas celebridades convidadas

Quando falamos na Rede Globo, mesmo investindo nos formatos comprados, a emissora dos Marinho também é responsável por gerar conteúdo que é vendido como formato para outros países e de um tempo pra cá, nos créditos finais, aparece a inscrição que dá título a este texto comprovando a criatividade da equipe de criação e redação da emissora: “Um Formato Original Globo”. Atualmente no ar recebem esse selo o Tamanho Família, apresentado pelo Márcio Garcia, que consiste num game show entre familiares de duas celebridades, com uma homenagem final aos convidados do dia realizada pelos próprios familiares regada a muito choro e emoção; o Profissão Repórter, um projeto de sucesso liderado pelo Caco Barcelos, que nasceu como um quadro do Fantástico e que mostra os desafios de uma jovem equipe de reportagens e o novíssimo Só Toca Top, que exibe apresentações musicais de cantores categorizados em rankings que aparentemente não fazem sentido algum e é apresentado pelo Luan Santana e pela Fernanda Souza.

Elenco do fracassado Tomara que Caia

Porém não é de hoje que a emissora cria formatos que ganham o mundo, as suas próprias telenovelas são vendidas e produzidas em outros países como O Clone que virou El Clon ou Vale Tudo que em sua versão latina foi batizada de Vale Todo. Um dos formatos mais aceitos mundo a fora foi o Você Decide, em que uma breve história, normalmente polêmica, é apresentada ao público que por meio de ligações telefônicas decide o final que será levado ao ar, dando assim o desfecho da história. Para os saudosistas de plantão, alguns jornalistas já noticiaram que a Globo pretende relançar o programa, tendo inclusive um piloto gravado cujo o protagonista é o ator Milhem Cortaz. 

Luan Santana e Fernanda Souza comandam o Só Toca Top

Mais recentemente foram criados pela Globo os formatos do Amor e Sexo e do Popstar, ambos apresentados pela Fernanda Lima, sendo que o segundo volta ao ar no próximo mês porém apresentado pela Taís Araújo. A emissora criou também o Tomara Que Caia, uma tentativa de fazer humor de improviso ao vivo que não deu muito certo e logo foi tirado do ar. Enfim, nosso querido Chacrinha não estava errado nas suas afirmações, afinal os formatos adquiridos ou mesmo os criados aqui no Brasil provam que se bem temperados não precisam ser originais para garantirem retorno financeiro para as emissoras e entretenimento de qualidade para os telespectadores.

***

Sobre o autor



Postar um comentário

0 Comentários