Atualizações das postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

Espaço para anúncio

Responsive Advertisement

NOVELAS: Aguinaldo Silva e sua "Fina Estampa"


Por Fábio Dias R.


Escrever novela no horário nobre global é para poucos, atualmente neste seleto time estão por ordem de apresentação: Gilberto Braga e Ricardo Linhares (Insensato Coração), Aguinaldo Silva (Fina Estampa, estreia prevista para 22/08), João Emanuel Carneiro (Rainha do Mar, título provisório, estreia em abril 2012), sem sinopse prontas mas na fila temos Glória Perez, Manoel Carlos e Sílvio de Abreu. 

Este post é dedicado tanto para a próxima novela das 9, quanto para seu autor, o experiente Aguinaldo Silva. Semana passada li uma entrevista do autor no blog Agora É Que São Eles, e uma das perguntas que me chamou atenção  foi a última a qual o autor é questionado sobre sua exposição em redes sociais e suas polêmicas, a qual eu darei minha opinião no último parágrafo.

FINA ESTAMPA por Aguinaldo Silva

Núcleo Central 
Joaquim da Silva Pereira (José Mayer) casou com Griselda (Lília Cabral) e lhe fez três filhos: Joaquim José, mais conhecido como Quim Zé (Malvino Salvador), Maria Amália (Sophie Charlotte) e José Antenor (Caio Castro). Pescador ali no Quebramar, um belo dia Pereirinha, como Joaquim era conhecido, saiu no seu barco pra pescar e nunca mais voltou, nem se soube dele ou da embarcação. Sozinha e com três filhos, Griselda foi à luta e virou Pereirão, o Marido de Aluguel – o faz tudo do bairro.

Foi assim, fazendo todo tipo de conserto, que ela ganhou a vida e criou seus três filhos, dos quais José Antenor, já no segundo ano de medicina – quer ser cirurgião plástico -, é seu grande orgulho. Quando a novela começa Pereirão já sumiu faz quinze anos, e é apenas um retrato na parede. Mas a certa altura ele volta, tipo fui ali e já voltei, no mesmo barco em que sumiu, como se nada tivesse acontecido, e aí vocês aos poucos descobrirão que o Pereirinha é um belo de um crápula. Mas o trabalho a torna assexuada e masculinizada, mas,  Griselda nunca se preocupou com isso, até perceber que José Antenor sente vergonha dela, ao ponto de contratar uma atriz decadente para se passar por sua mãe na frente da família rica da sua namorada Maria Amália (Adriana Birolli). Ela descobre isso ao mesmo tempo que ganha uma fortuna na loteria, na qual joga religiosamente há anos… E ai já que não precisa bancar o “marido de aluguel “, ela decide contratar um professor de boas maneiras que a ensine a se comportar de acordo com seu novo status de milionária, ou seja, que a transforme numa lady. Nesse processo os dois se apaixonam… E Griselda descobre uma coisa terrível: ao mudar, ela perde a identidade, se torna outra pessoa, da qual ela já não gosta tanto quanto da original. O que vale mais para um ser humano, a aparência ou o carácter? O professor de boas maneiras de Griselda será Renê Velmont (Dalton Vigh). Elegante e charmoso, é dono do restaurante “le Velmont”, na Barra da Tijuca e casado com a fina e malvada Teresa Cristina Siqueira de Velmont (Cristiane Torloni). A milionária se voltará contra Griselda quando descobrir a paixão dela e do marido.

Teodora (Carolina Dieckman) será uma mulher terrível que o Brasil inteiro vai odiar, mas sobre cujas falhas de caráter a certa altura terá sérias dúvidas (se tudo der certo, haverá um instante em que todos os que a odiavam passarão a torcer por ela), me deixa abalado por uma razão: embora ela seja produto da minha mente desvairada, eu sei – as “Teodoras” existem. E, por serem tão terríveis é que me sinto na obrigação de redimi-las através da minha ficção e de mostrar que existe um caminho rumo à felicidade também para elas.

Crodoaldo Valério (Marcelo Serrado), devia ser Clodoaldo, se o escrevente do cartório não tivesse errado na hora de redigir o seu registro de nascimento. Pra fugir à vergonha de ter um nome tão esquisito ele se apresenta como Crô, e é assim que o chamam. Ele diz ser o “secretário particular” de Tereza Cristina de Siqueira Velmont (Cristiane Torloni), mas esta, nos seus frequentes momentos de mau humor, o chama pura e simplesmente de seu “peniqueiro”. Crô é antenadíssimo, atualizadíssimo, bem informadíssimo… E fresquíssimo! Pois, “premiado pela loteria do destino” como ele mesmo diz, nasceu gay. Sua veneração pela malvada pra quem trabalha é assunto pra muita discussão em “Fina Estampa. Vale ressaltar que Crodoaldo terá um namorado, mas, só será mostrado partes do corpo, mas nunca o rosto e só saberemos quem é, nos últimos capítulos da novela.

Curiosidades
Algumas cenas de Fina Estampa serão gravadas com câmera escondida, porque uma das novidades da novela é justamente essa: a câmera a flagrar a ação das personagens e da comparsaria como se estivesse ali por acaso. Pode-se dizer então que esta seria uma novela-verdade? Bem, a minha intenção ao escrever foi essa, dar a impressão de que aqueles acontecimentos fazem parte de uma espécie de “Big Brother” muito bem produzido e elaborado, que está a ser flagrado por dezenas de câmera. E essa intenção foi levada ao pé da letra por Wolf e seus diretores, que estão tentando fazer com que cada cena gravada de “Fina Estampa” pareça uma incursão, cheia de som e de fúria, na realidade imediata.

AGUINALDO SILVA tem Fina Estampa?
O autor
É o responsável pelas novelas de maior sucesso da Rede Globo, nos anos 80 parou o Brasil com Roque Santeiro, Vale Tudo e Tieta, na década seguinte não fez feio e se consagrou com Pedra sobre Pedra, Fera Ferida e A Indomada e nos anos 2000, ousado e pertinente, resolveu mudar de gênero, deixou de lado o realismo fantástico e escreveu a novela recordista e imbatível do século XXI; Senhora do Destino.

Aguinaldo Silva Virtual
Antigamente o autor através de seu blog publicava notícias,  opinava de forma divertida, debochada e irônica às vezes. Dessa forma, o blog se tornou um sucesso e virou fonte para muitos sites e blogs, onde seus posts eram replicados em todos portais. E sempre suas palavras geravam muita polêmica. Mais tarde o Twitter explodiu, e, atualizado como é, não poderia deixar de participar dessa febre. Suas declarações em 140 caracteres tomam a mesma proporção do blog, que hoje virou site, ou melhor dizendo um portal, com as mesmas características, porém mais completo. Com nessas publicações do autor em sua forma virtual, por muitos é tachado como arrogante, prepotente, ácido e ... Mas como será o Aguinaldo? 

Aguinaldo Silva Pessoal
Em 2008, tive a honra e o privilégio de visitá-lo junto de um querido amigo. Na ocasião, estávamos extremamente ansiosos. Mas, fomos recebidos com uma simpatia ímpar. Passamos alguns minutos conversando, e, pude notar sua simplicidade e timidez, assim como ele já declarou. Não tem nada de arrogante e nem barraqueiro, é uma pessoa extremamente calma e tranquila pelo que pude perceber.  E com certeza, sim ele é um homem de Fina Estampa! Suas declarações e opiniões tomam muita proporção porque afinal ele é Aguinaldo Silva. Nós, também opinamos e fazemos certas declarações, por muitas vezes ácidas também, fazemos críticas, mas obviamente não tomam essa proporção.
  
"Ninguém é o que parece ser. Você é?


"O amor, o dinheiro, o destino. Qual deles pode mudar você?"


"A vida muda você, até quando você deixar."


Fábio Dias R.


Postar um comentário

3 Comentários

  1. Bom poder perceber este seu lado crítico de televisão, Fábio... há espaço pra todo mundo, rs... Parabéns pela postagem, viu? curti, de verdade e que venha Fina Estampa!!!

    ResponderExcluir
  2. Aposto no sucesso dessa novela. Nossa que legal, deve ter sido o máximo conhecer o Aguinaldo Silva.

    Legal o post, Fina Estampa acho que será ótima

    ResponderExcluir
  3. Valeu Isaac e Zac por sempre passarem por aqui! Que bom que gostaram!

    Fábio Dias R.

    ResponderExcluir