Atualizações das postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

Espaço para anúncio

Responsive Advertisement

Todos dizem Oi Oi Oi!


Por Júnior Bueno

O país se mudou pra Avenida Brasil. Em tempos de grande audiência migrando pra internet e TV paga, a novela das nove parou o país. É verdade que  nunca mais uma novela dará 100 pontos de audiência como em tempos idos (e bota “tempos idos” nisso, já que a façanha pertence à Janete Clair, num capítulo chave de Selva de Pedra, de 1972). Mas é possível saber se uma novela mobiliza o país de um jeito novo: se uma fala, um personagem, uma música viralizou a ponto de se tornar identificável mesmo pra quem não acompanha a trama e, sobretudo se virou meme.

Pra quem ainda não está familiarizado com a expressão, meme é uma forma de divulgação de algo na internet, particularmente nas redes sociais que transcende o próprio meio e acaba incorporando o cotidiano do público. Como exemplos recentes de meme, podemos citar o vídeo da família Para nossa alegria, a expressão “as mina pira”, a música Gangnan Style, do Psy. Todo esse prólogo é pra falar sobre o absurdo sucesso da novela Avenida Brasil entre os internautas.

A trama de João Emanuel Carneiro estreou em 26 de março deste ano e ao longo desses sete meses atingiu uma audiência média considerada boa para o horário nobre. E à medida que ia crescendo no Ibope, a repercussão nas redes sociais ia aumentando. Começou a ficar comum todos os dias no Twitter, os noveleiros postarem um OI OI OI quando a música de abertura começa a tocar, fazendo uma cascata de “oioiois” na timeline. E os nomes dos personagens, falas, e o título da novela imediatamente sobem nos Trend topics e ficam lá até bem depois do fim do capítulo. Todos só falam nisso.


Outra mania que tomou corpo próximo ao capítulo 100 (onde a grande virada da novela começou) foi a substituição das fotos do avatar do Twitter por uma com o “efeito congelado” ou o efeito gráfico que marca o final do capítulo. Tutoriais se espalharam pelos sites e muita gente entrou na brincadeira de se congelar. Daí pras outras redes sociais foi um passinho de charm. No Facebook, montagens misturando as situações da novela com as do dia a dia. O meme “É tudo culpa da Rita” foi um dos mais populares.





Uma tendência bastante atual nos sites de humor atualmente são os gifs animados, que se popularizaram através do Tumblr (uma ferramenta que descende dos blogs). Cenas da vilã Carminha - personagem ícone da novela e o papel da vida de Adriana Esteves - com suas caretas, além de expressões de outros personagens também populares, como Adauto, Leleco, Suellen e Zezé tem suas (muitas) versões de gifs espalhadas pela rede.





Aliás, Zezé, a empregada feita pela atriz Cacau Protásio é um capítulo à parte. De personagem secundário ela foi devagarinho ganhando espaço e hoje é uma das personagens mais queridas da novela. Seguramente a atriz é a grande revelação de Avenida Brasil. Recentemente em uma cena de poucos segundos, ela apareceu dançando enquanto cantava “Eu quero ver tu me chamar de Amendoim”, versão própria pra uma das músicas tema da novela e em questão de horas a cena já estava no Youtube, com milhares de visualizações.



E o que torna Avenida Brasil um case peculiar de sucesso na Internet, é que nada disso foi programado ou arquitetado por alguém da emissora. Foi uma resposta genuína do público e tão válida nos dias de hoje quanto os números piscando no aparelhinho do Ibope. É bem verdade que a Globo não ficou atrás: no site da novela, é possível ver uma aplicativo pra “congelar” as fotos dos internautas, um blog só com gifs de Carminha e companhia, tweets com a tag #AvenidaBrasil aparecem nos vídeos de divulgação da novela no site, entre outras coisas. Mas é bom frisar que o público se antecipou ao site, e
não o contrário.


Na semana final de Avenida Brasil, enquanto o público desvenda os muitos mistérios criados por JEC (apelido carinhoso de João Emanuel Carneiro nas redes sociais), o público vai aos poucos se despedindo desse fenômeno. A novela seguinte será Salve Jorge e terá a dura missão de agradar os órfãos de Nina e Carminha. Curiosamente quem assina a nova trama é Glória Perez, que em 1996 trouxe a internet pras novelas. Que ela possa usar sua expertise em assuntos wébicos e nos traga o próximo Oi Oi Oi.

Um ótimo apanhado do site Youpix sobre todos os memes de Avenida Brasil aqui.

Um texto sobre a feliz união de twitter e novela aqui


E aí? Curtiram? Comentem!


Postar um comentário

0 Comentários