Atualizações das postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

Espaço para anúncio

Responsive Advertisement

AUDIÊNCIAS & COMPARATIVOS: "Amor à Vida" bate todos os seus recordes. "O Cravo e a Rosa" supera a audiência de "Malhação"


Como prometido, a coluna está aqui esse mês. Eu já estava com saudades, mesmo não postando aqui, sou fanático no assunto, estou sempre de olho nos números de audiência e quando dá, comento no Twitter. Pois bem, e como as novelas andam? Confira os índices e comparativos e uma análise do atual momento.

Média até o capítulo 80:
O Cravo e a Rosa: 13,06
O Profeta: 11,05
Da Cor Do Pecado: 12,45
Chocolate com Pimenta: 14,8
Mulheres de Areia: 15
O Clone: 16,25
Se7e Pecados: 12,63
Sinhá Moça: 14,9
Alma Gêmea: 18,15
Senhora do Destino: 19,61

Médias mensais:
Agosto:  12,15 (12)
Setembro:  13,24 (13)
Outubro: 13,23 (13)
Novembro: 13,71 (14) *parcial


O Cravo e a Rosa - Novamente um grande sucesso
Exibida pela terceira vez a primeira novela de Walcyr Carrasco na Globo é novamente um sucesso. Essa semana a reprise superou a inédita Malhação na média semanal, acho que algo nunca havia ocorrido. Além disso, a novela está com audiência próxima de Joia Rara e Além do Horizonte, até agora não as ultrapassou, mas parece que não está longe disso, já que as duas andam patinando nos números do Ibope.

Média até o capítulo 60:
Joia Rara: 18,3
Flor do Caribe: 20,7
Lado a Lado: 17,97
Amor Eterno Amor: 22,17
A Vida da Gente: 22,05
Cordel Encantado: 24,87
Araguaia: 21,38
Escrito nas Estrelas: 25,83
Cama de Gato: 24,27
Paraíso: 23,12


Médias mensais:
Setembro: 19,31 (19)
Outubro: 19 (19)
Novembro: 16,7 (17)

Joia Rara - Um certo penar...
Na música da abertura já diz: "uma joia rara, um certo penar"... e é isso que vem acontecendo com a grande aposta de 2013 no horário das seis. A superprodução vem "penando" na audiência. A trama segue correta, é ágil, super bem produzida e dirigida. Tem um dos melhores elencos já visto no horário, - talvez por isso a trama das sete tem um elenco tão fraco. Começou registrando uma audiência razoável, mas com a chegada do horário de verão viu seus números caírem drasticamente. 

Se no ano passado todo mundo se assustou com os números de Lado a Lado, esse ano a coisa está bem pior e olha que ano passado tinha horário político, o que dificulta ainda mais a audiência. Joia Rara é uma novela em que muito se esperou, mas pouco cumpriu. A trama, diferente de Cordel Encantado, (das mesmas autoras) não tem nada de surpreendente e encantador, tem sim é histórias muito batidas e fracas que não chamam atenção.  

Sou da seguinte teoria: novela de época deveria ser exibida fora do horário de verão, acho que o figurino e fotografia dessas tramas não combinam com esse período. Sua audiência com o mesmo número de capítulos está bem abaixo de Flor do Caribe e está empatada com Lado a Lado, uma frustração, acho que inclusive para a emissora que deveria esperar bem mais da novela em relação a sua audiência.

Média até capítulo 18:
Além do Horizonte: 19,56
Sangue Bom: 24,61
Guerra dos Sexos: 23,83
Cheias de Charme: 28,89
Aquele Beijo: 26,72
Morde & Assopra: 26,33
Ti-Ti-Ti: 28,61
Tempos Modernos: 23,72
Caras & Bocas: 27,39

Médias mensais:
Novembro: 19,56 (20) 

Além do Horizonte - Rejeição esperada?
Existe ainda alguma esperança para Além do Horizonte? Até a terceira semana a novela acumula uma média de 19 pontos, índice insatisfatório até para o horário das seis. A trama foi rejeitada? Tudo indica que sim. Trabalho com restaurantes, esses dias, uma saladeira, sabendo que gosto de novelas veio me perguntar o que estou achando da novela. Eu disse: "Me fala você, está gostando?" Ela foi bem direta: "Eu não, não entendo nada, o que é aquela besta, não consigo entender a história, novela chata! Não verei mais não!!!" Pois bem, o comportamento dela traduz bem o que vem acontecendo com a novela, a trama afugentou boa parte do público e, principalmente a camada popular e a tão falada classe C. 

Além do Horizonte parece direcionada a Geração Z, eu até me empolgo com o romance central entre Lili (Juliana Paiva) e Willian (Thiago Rodrigues), mas o resto nada me chama atenção. No começo até achei interessante o mistério e aventura, mas essa semana ao ir se revelando a tal sociedade secreta desanimei. Uma outra coisa que me incomoda muito na novela é o elenco, não diria que é fraco (apesar de alguns atores serem), mas é muito desconhecido. Nem parece uma novela da Globo, parece uma produção da Band com tantos atores desconhecidos. Em todo caso, a novela tem o mérito de tentar inovar, trazer algo diferente para o horário, Maurício Stycer fez um excelente análise sobre isso essa semana. Leia aqui. Já saiu na notícias que os autores foram orientados a reescrever a trama. Vamos aguardar e ver o que acontece...


Média até o capítulo 162:
Amor à Vida: 35,02
Salve Jorge: 33,33
Avenida Brasil: 38,1
Fina Estampa: 38,86
Insensato Coração: 34,99
Passione: 33,96
Viver a Vida: 34,98
Caminho das Índias: 37,22
A Favorita: 38,56


Média mensal:
Maio: 34,27 (34)
Junho: 34,04 (34)
Julho: 34,48 (34)
Agosto: 36,52 (37) 
Setembro: 36,16 (36)
Outubro: 33,74 (34)
Novembro: 35,65 (36) *parcial

Amor à Vida - Batendo todos os recordes.
Após ter dado uma esfriada com a passagem de tempo "Amor à Vida" voltou a empolgar. Totalmente focada no embate entre PAI e FILHO, César e Félix, a novela tem rendido excelentes momentos e consequentemente refletiu na audiência. O capítulo de segunda-feira bateu todos os recordes no Brasil todo, e Mateus Solano foi aclamado por sua atuação. Aliás todo elenco esteve muito bem, Paola Oliveira me emocionou. Por falar em Félix, gosto muito da vilania da parte dramática,  e até da parte humana da personagem, mas quando parte para o pastelão é difícil esboçar um sorriso. Acredito que agora o personagem caminhe para uma redenção, Félix deve terminar com o perdão de todos e bem. Ao que tudo indica ele tentará salvar seu pai das garras de Aline, que deve assumir o posto de vilã mór nessa semana. 

"Amor à Vida" apesar de apresentar uma fragilidade no texto, é muito superior à sua antecessora em termos de direção, narrativa e atuações. Chega a impressionar e às vezes até cansar, o tanto de história que o autor Walcyr já contou nessa novela, e pasmem, vai terminar com quase 9 meses, num total de 221 capítulos, tornando-se a maior novela do horário desde 2004, quando a Globo exibiu o fenômeno Senhora do Destino.

Essa semana fechou com média de 38 pontos, foi a melhor audiência desde a estreia, o capítulo de segunda foi seu maior índice alcançado em São Paulo, com 43 pontos, no sábado também marcou impressionantes 37 pontos. Nem o enterro da Nina, em Avenida Brasil, também no sábado alcançou esse número. 

De todas as novelas exibidas na Globo, as duas únicas que estão bem na audiência são de Walcyr Carrasco, se não fossem suas tramas, a média da emissora estaria baixíssima. Diante disso, fica compreensível a moral que o autor tem, tão em alta, que não deve ficar fora do ar, a substituta de O Cravo e a Rosa deve ser Caras e Bocas, também de sua autoria.

Média até a semana 9:
Pecado Mortal: 6,6
Dona Xepa: 6,31
Balacobaco: 5,82
Máscaras: 7,05
Vidas em Jogo: 10,9
Ribeirão do Tempo: 9,7


Média mensal:
Setembro: 8,5 
Outubro: 6,55 (7)
Novembro: 5,94 (6) *parcial




Pecado Mortal - A melhor novela em exibição
Vejo Pecado Mortal, apesar dos baixos números de audiência, como a melhor novela em exibição. A trama que começou bem acelerada e jogada no público, hoje já está com mais cara de novela e apostando no delicioso romance dos protagonistas, além claro de sua ação corriqueira. Aliás, Fernando Pavão e Simone Spoladore estão perfeitos com suas personagens Carlão e Patrícia. Vale destacar e muito é a atuação de Víctor Hugo, o vilão Picasso.

Todavia, a superprodução da Record apesar de ter dito a que veio, ainda não elevou os índices da emissora. Está com praticamente a mesma audiência de Balacobaco e Dona Xepa, mas está acima da média que a emissora vem obtendo há mais de um ano. Portanto, não dá pra exigir que a novela recupere os números do horário rapidamente.


Média Semanal de Outras Novelas:
Malhação: 13
Chiquititas: 11



Gostaria de agradecer aqui publicamente ao Rafael Barbosa, meu parceiro e colunista aqui no Cabide que me ajudou muito durante meses com a coluna na época que ela era semanal. Como já dito, agora a coluna será mensal, e agora volto a assumi-la. Muito obrigado Rafinha! O Cabide é nosso!


SIGA-ME NO TWITTER @FABIODIASR

Curtiram as novelas essa semana?

Postar um comentário

0 Comentários