Atualizações das postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

Espaço para anúncio

Responsive Advertisement

Uma viagem musical

 

Por Guto Rocha


Não sou crítico musical, muito menos especializado em música. Mas uma coisa tenho de sobra, paixão. Como bom ariano que sou, me apaixono com uma facilidade sem tamanho. Pois bem, por acaso, em um programa da TV Brasil, descobri uma cantora incrível, apaixonante: Emília Monteiro. E aqui estou dividindo essa descoberta com os leitores do Cabide.
 

Emília Monteiro, cantora do Amapá, que mora atualmente em Brasília (DF), conquistou-me às cegas com o seu álbum, “Cheia de Graça”, por um conjunto primoroso: voz, interpretação, escolha de repertório e arranjos. Depois de ver a reportagem me interessei por procurar o seu trabalho e conhecê-lo melhor. Encontrei sua pagina no facebook elá tinha um link para o soundcloud. Depois de ouvir Mandacarú percebi que esta seria a minha praia. Depois de ouvir o CD por três vezes seguidas (compulsão de ariano) pude me dizer um apaixonado por Emília Monteiro e por seus acordes cheios de graça. A sensação ao ouvir foi parecida com a primeira vez que ouvi Segue o Seco, da Marisa Monte.

 
Em seu trabalho ela consegue trazer os sons do norte com tanta naturalidade e beleza que mesmo quem não gosta, ou não goste por não conhecer, se apaixona. Com uma mistura de marabaixo, zouk Love, lundu, batuques, carimbó, carimbó chamegado e cúmbia ela consegue fazer uma colcha de retalhos urbano-rural impecável. Produzido por João Ferreira, este álbum, traz composições desde Zeca Baleiro à Ellen Oléria, passando por compositores menos conhecidos do grande público como a paraense Dona Onete e a sambista brasiliense Ângela Brandão.
Seria injusto da minha parte dizer que gostei mais de uma ou de outra faixa do CD, todas me encantaram de uma forma diferente. Então meu conselho é, deite-se, coloque um fone de ouvido, feche os olhos e coloque esta viagem musical para tocar!
Como não conseguiria escolher uma única música pra apresentar Emília Monteiro pra vocês, fiquem com a que primeiro me encantou, Mandacaru, que pode ser vista como um manifesto da cantora.
 

 
Depois de ouvir o cd inteiro duvido que não fiquem assim como eu, apaixonado. Ave, Emília Monteiro Cheia de Graça! Bem vinda entre as grandes cantoras do Brasil!


Espero que gostem da viagem e obrigado Fábio por me deixar pendurar esse texto aqui!

Abraços, Guto Rocha.

 

Postar um comentário

0 Comentários