Atualizações das postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

Espaço para anúncio

Responsive Advertisement

TÁ NA MESA PESSOAL!

Por Edilson Lopes


Na década de 90 as manhãs terminavam com o anúncio “Atenção, está na hora de matar a fome, está na mesa pessoal!” Com estas frases e um forte sotaque francês, um fantoche de cachorro fantasiado de chef encerrava a programação infantil da Rede Globo. Nessa época a emissora dos Marinho não dedicava nenhum tempo a culinária, aliás, não só ela como a maioria dos canais abertos da televisão. Talvez o grande destaque era a Cozinha Maravilhosa da Ofélia, apresentado pela Band, e a Record e a Gazeta já apresentavam o seu Note e Anote e o Mulheres, respectivamente, mas sem grandes repercussões.

De lá pra cá muita coisa mudou. A culinária ganhou ares de protagonista na televisão brasileira, impulsionada talvez, pela grande repercussão que os programas do gênero, importados da televisão norte americana, tiveram ao serem exibidos por aqui. Suas estrelas, como o Gordon Ramsay e Buddy Valastro ganharam milhares de fãs e seus programas muita audiência.


A Globo contratou a Ana Maria Braga, que depois de um começo difícil conquistou os telespectadores e suas receitas são dos links mais visitados no portal da emissora. Até na teledramaturgia personagens cozinheiros ou chefs ganharam destaque e restaurantes e cafés passaram a ser o centro das atenções. Na Record após a extinção do Note e Anote nasceu o Hoje em Dia onde o Edu Guedes alçado a chef estrela apresentava os melhores quitutes. Agora o mesmo Edu saiu de lá e foi para a Rede TV onde apresenta o Melhor pra você e suas receitas continuam deliciosas

Na TV Paga a audiência continua crescente com os já aclamados Cake Boss, Guerra dos Cupcakes, Hell’s Kitchen e Masterchef. Sem contar os diversos programas nacionais que também tem seu espaço e colocou celebridades dos mais diferentes quilates cozinhando diante das câmeras. Quem imaginou algum dia ver Adriane Galisteu e seu marido Iódice recebendo amigos e cozinhando pra eles tudo isso diante das câmeras? Palmirinha sempre com a ajuda de Guinho, seu fiel escudeiro. O Rodrigo Hilbert provou que é muito mais que um rostinho bonito e marido da Fernanda Lima, ele é destaque do Temperos de Família no GNT. Pra quem gosta de cozinha alternativa temos as delícias de Bela Gil. E tem o que eu considero o melhor, que uniu Guga Rocha, Carlos Bertolazzi, Dalton Rangel e João Alcantara provando que cozinha e amigos juntos é pura diversão; estou falando do Homens Gourmet.


Mas o grande destaque mesmo vem sendo a linha que uniu reality show com culinária, aí o sucesso é quase garantido. A Ana Maria Braga reveza no seu Mais Você os quadros Chef X Chef, Jogo de Panelas e Superchef, que inclusive está no ar com uma edição recheada de famosos. O SBT produziu uma versão do Hell’s Kitchen intitulada Cozinha Sob Pressão e Carlos Bertolazzi vem dando sua cara ao programa. Trouxeram também da TV britânica a versão brasileira para o Bake Off, onde doze aspirantes a confeiteiros disputam provas técnicas e criativas envolvendo a confeitaria. A rede Record logo  exibirá a Batalha dos Confeiteiros Brasil, com o astro Buddy Valastro, que buscará um confeiteiro administrador para a primeira Carlo’s Bakery fora dos EUA. Porém entre todos o maior acerto foi da Band, que talvez nem imaginava o sucesso que sua versão do Masterchef fosse fazer, seja em nível de audiência, seja em nível de repercussão. Ana Paula Padrão e o trio de jurados Henrique Fogaça, Paolla Carosella e Erick Jacquin conquiostaram milhares e milhares de fãs Brasil a fora.


Enfim, a culinária está no sangue do brasileiro. Temos uma das melhores culinárias do mundo, e a TV descobriu que isso atrai audiência e repercussão, por isso ela foi alçada a grande trunfo, que todas as emissoras buscam lançar mão para conquistar uma fatia importante dessas pessoas que querem aprender a cozinhar. Cozinhar na televisão está na moda, e só para constar, este colunista que vos fala, também apresenta um programa culinário, o Cozinha em Cena, exibido pela Rede Alternativa de TV em Linhares-ES, diariamente às 9 da manha, onde ensino a fazer os pratos que foram destaque nas nossas novelas e nos programas de TV. As opções são muitas, pegue o seu prato e sente a mesa, ou melhor, no sofá, para encher a barriga e os olhos diante de tanta comida boa na TV.


***

Sobre o autor



Postar um comentário

0 Comentários