Atualizações das postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

Espaço para anúncio

Responsive Advertisement

São Paulo recebe a ousada exposição "Leia o Perfil", saiba mais sobre.

Por Fábio Dias


Começou essa semana em São Paulo a exposição Leia o Perfil no Centro Cultural Olido, a exposição nasceu do projeto Lightrapping do artista/fotógrafo Shaffer, que  surgiu na virada da década, quando os aplicativos geosociais, mais conhecidos como “apps de pegação”, se popularizaram na cena gay brasileira. E surgiu como uma subversão do uso desses apps. 

Ao contrário de um comportamento muitas vezes visto nesse ambiente, de coisificação das pessoas e de contatos descartáveis, o fotógrafo tentava convencer estranhos a iniciar uma série de conversas, a se abrirem e contarem seus aspectos mais íntimos.

A partir dessas conversas longas, de semanas ou mesmo meses, surgiam as ideias para as fotos. 
As saídas noturnas eram a concretização desse processo: o desnudamento psicológico tornava-se finalmente físico. 

Ao longos desses anos, o projeto ganhou a atenção da imprensa, do Brasil e do exterior, até que em 2016 virou tema de um curta-metragem homônimo. Com isso, o projeto foi ficando conhecido e inclusive muitos dos fotografados entraram em contato com Shaffer para fazer parte do projeto, alguns por fetiche, outros vaidade, ou as vezes por um receio ou trauma de ser fotografado e quer enfrentar. A exposição é um convite para você  percorrer como se vagasse pelas conversas que as geraram. Sugiro imaginar a história por trás de cada foto e a catarse que ela significou nessas escapadas noturnas.

Centro Cultural Olido, no centro de São Paulo. Terça a sábado, das 13h às 20h, e nos domingos, das 13h às 18h, no Espaço Expositivo

Artista: Shaffer
Curadoria, Layout e Produção da Exposição: Eron Charisteas 

Confira algumas fotos do projeto abaixo:






***

Sobre o autor

Postar um comentário

0 Comentários