Atualizações das postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

Espaço para anúncio

Responsive Advertisement

Saiba tudo sobre o Tiradentes em Cena, um festival que merece aplausos!

Por Rodrigo Ferraz


O Tiradentes em Cena encerrará sua sexta edição no sábado. Esse festival é daqueles festivais que prestigiam o teatro em sua totalidade! Independente se no tablado ou na praça passando pela linda igreja da cidade!  O tema desse ano foi liberdade. A abertura se deu no dia 4 de maio depois dos depoimentos de Aline Garcia, uma das organizadoras, alem dela outras figuras importantes para realização do festival também falaram. Após isso houve a estreia do solo de dança: Pacha Harvey Mama Zulu de Morena Nascimento, com uma linda iluminação e uma expressão corporal intensa, a apresentação foi marcante! 

Na primeira manhã do festival, foi encenado Batizado, peça que começava na igreja matriz e percorria alguns pontos da cidade. Claudinei que foi figura essencial do espetáculo falou da importância do Tiradentes em Cena...


No sábado teve espetáculos, pinturas, algumas dessas peças foram em museus, a vida de Camille Claudel, escultora intensa de obra mundialmente reconhecida já teve algumas adaptações para o cinema e para o teatro, ganhou uma nova adaptação em formato de monólogo. O jornalista Rafael também assistiu o espetáculo, ele também nos contou a importância do festival pra ele.


Nesse mesmo sábado, houve lançamento do livro 17 degraus de Fabricio Sereno, a noite foi a vez de Julio Adrião voltar ao Tiradentes em Cena, ele que esteve na primeira edição do festival voltou com o monólogo: A Descoberta das Américas de Dario Fo, com uma expressão corporal vivaz arrancou gargalhadas do publico. Vamos ver o que ele fala do Tiradentes em Cena também??



Domingo foi um lindo dia, as atrizes Zezé Motta e  Aruana Zamby tiveram momentos marcantes, o primeiro as duas fizeram um bate papo no charmoso pátio do Centro Cultural SESI MINAS Yves Alves. Lá o assunto principal foi ser mulher, ser negra e ser uma representatividade disso, momentos de emoção embalaram o bate papo. Bom lembrar que nesse mesmo Centro Cultural Zezé - que foi a grande homenageada da edição, ganhou uma exposição pra chamar de sua. Depoimentos de nomes como Tais Araujo, Gilberto Gil, Camila Pitanga entre outros se uniram aos prêmios, imagens de filmes e novelas, figurinos entre outros detalhes que fizeram a artista se emocionar ao ver. 

A noite foi a vez de  Aruana Zamby mostrar seu lindo espetáculo Negro Conta, com texto e direção informal o espetáculo parecia que estávamos vendo um ensaio do mesmo, deixando o espectador cúmplice. Zezé encerrou domingo com um show que lotou a igreja matriz de Santo Antonio, aplausos intensos deixou a atriz e cantora emocionada, falando da vontade de voltar para cidade com frequência depois da recepção calorosa de quem assistia. Zezé que voltará ao nosso site semana que vem com uma entrevista saborosa está no vídeo abaixo, mostrando o porque foi inesquecível estar por lá!


Agora vou destacar alguns espetáculos que aconteceram por lá também, e vão acontecer... Julio Adrião também participou da supervisão geral do solo de teatro físico de Glaucy Fragoso: Urbana, que foi encenado na segunda. Na terça um elenco numeroso falou da inconfidência mineira no espetáculo Lutar ou Calar - Eis a Revolução. Tonico Pereira escolheu a apresentação na cidade do seu monólogo: O Julgamento de Sócrates para comemorar seus 50 anos de carreira, foi no restaurante Uai Thai, mais um espaço incomum que abrigou uma apresentação de teatro lotando o espaço na noite de quarta feira. Na quinta O Antilla - O Astronauta Português, foi mais que um espetáculo de bonecos, uma produção que veio da cidade do Porto em Portugal. Hoje Antilla também se apresenta, assim como Intimidade Indecente que já teve Irene Ravashe e Lucinha Lins protagonizando recebe uma nova montagem agora com a atriz Regina Garavello acompanhada do ator Geraldo Peninha às 19h. E amanhã O Porteiro que já teve temporada no Rio de Janeiro e em São Paulo faz apresentação no festival, solo de humor de Alexandre Lino com texto e direção de Paulo Fontenelle. Espetáculos de dança e bonecos também estarão presentes. Ficou curioso em saber mais detalhes?? Entre no site do evento: http://www.tiradentesemcena.com.br .


Os ingressos para estudantes, idosos e moradores locais é de apenas R$5, mas se você não é, custa R$10.

***

Sobre o autor


Postar um comentário

0 Comentários