Atualizações das postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

Espaço para anúncio

Responsive Advertisement

O que eu espero de “O Sétimo Guardião? E como foi o primeiro capitulo!

Por Rodrigo Ferraz

Uma das novelas mais aguardadas por muitos noveleiros, pelo menos para mim, é O Sétimo Guardião. Me pego pensando sobre sobre as razões pelas quais aguardo. O principal motivo é o realismo fantástico, ou mágico, como Aguinaldo Silva tem chamado atualmente, estilo esse que ele domina como poucos. Estilo que adoro, e estava saudoso, desde o remake de Saramandaia não havia uma novela do gênero. E no horário nobre desde Porto dos Milagres que não acontecia de vermos uma novela que a imaginação era fonte de inspiração! 

 

O autor escreveu mais de uma novela assim: com Dias Gomes escreveu Roque Santeiro e com Ricardo Linhares as outras que fez neste mesmo estilo (Ana Maria Moretzsohn também participou de algumas). Essa será a primeira vez que Aguinaldo fará sozinho uma novela de realismo mágico, mesmo com todo imbróglio judicial, polêmica da qual nós, espectadores, nada temos a ver. Isso me faz ter quase certeza que Aguinaldo deixou a novela o mais autoral possível, sem contar que deve ter feito o básico: se dirigido até a biblioteca nacional (ou outro instituto) catalogar a trama como sua obra. 


Mas o que esperar do elenco? Bom, vou citar aqui algo que pode surpreender muitos, mas a lista de atores que admiro atuando e que estão escalados é grande: Lilia Cabral, Bruno Gagliasso, Adriana Lessa, Nany People, Flávia Alessandra, Tony Ramos, Leticia Spiller, Guida Vianna, Bruna Linzymeyer, Carolina Dieckmann, Zezé Polessa, Ana Beatriz Nogueira, Inês Peixoto, Simone Zucato, Carol Duarte, Caio Blat, Marcelo Mello Junior, Paulo Vilhena, Leopoldo Pacheco, Isabela Garcia, Ailton Graça, Theodoro Cochrane, Giulia Buscaccio, Marcello Novaes, Heitor Martinez, Fernanda Freitas, Roberto Brindelli, Viviane Araujo, Caio Manhente, Paulo Miklos e Matheus Abreu... Ufa, é muita gente pra me empolgar não?? 


A direção de Rogério Gomes geralmente é certeira e humanista, sem abrir mão de uma bela direção de fotografia. Espero que ele embarque nas utopias que o gênero pede. Pelo que vejo nas chamadas já foram divulgadas, percebo os cenários, figurinos e uma grande viagem à imaginação de Aguinaldo Silva e sua equipe! Ia acabar meu post aqui! Mas repensei junto com o Fabio Dias e com o incentivo do Rafael Barbosa e resolvi comentar sobre o primeiro capitulo também..


Sinceramente?? Eu amei! Não podemos julgar uma novela pelo primeiro capitulo, certeza, mas esse foi bárbaro... O texto está instigante, ousado, a trama além de realismo fantástico, teve momentos soturnos de terror, tudo me deixou bastante empolgado. E a direção de Papinha ao que parece é um golaço! Ainda não consigo escolher minhas atuações favoritas, talvez pelos destaques que tiveram no capitulo e pela qualidade que fizeram suas cenas, talvez Lilia Cabral, Bruno Gagliasso, Tony Ramos, Adriana Lessa, Marcello Novaes e o gato Leon, rs. Não dá para exaltar o que mais gostei, como já disse ainda é muito recente... A abertura é caprichada, psicodélica como várias outras recentes da Rede Globo, mas essa combina muito com a novela, a musica internacional que a principio eu achei que poderia ser um equivoco, apesar da letra combinar casou perfeitamente. Agora dentre todas as qualidades pairou uma dúvida: por que Marilda (Leticia Spiller) é a unica a ter sotaque?? Não que isso seja um defeito, mas espero que tenha alguma justificativa, se não a personagem se descola dos demais! 

A Rede Globo nos créditos finais creditou todos alunos de Aguinaldo Silva na Master Class, muitos dos leitores sabem como disse mais acima a confusão que foi ter esses créditos mas foi uma atitude legal visto que eles devem ter dado sugestões para o autor da trama mesmo! Mas quem escreveu a trama, e ainda escreve desde o começo é Aguinaldo Silva, a julgar por ontem vem novelão pela frente! 


Agora me digam.... Quanto a vocês, o que esperam?? Curtiram o primeiro capitulo? 

***

Sobre o autor

Postar um comentário

0 Comentários