Atualizações das postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

Espaço para anúncio

Responsive Advertisement

"Eu não sou ele": conheça o projeto que celebra a parceria entre amigos

Este texto foi escrito a seis mãos pelos três colunistas que vos falam aqui n’O Cabide. Os três, por acaso, estão envolvidos no projeto e trazem suas experiências sobre ele. Vamos conferir?

Rodrigo Ferraz

Diego e Tiago Homci em cena na novela "Além do Horizonte",
2013, TV Globo / Foto: Gshow

Conheci o Tiago Homci há menos de um ano. Foi o Fábio Leonardo Brito, que já vinha construindo uma amizade com ele através das redes sociais, que nos apresentou.  Ele iria fazer a segunda temporada do Selfie Clássicos, projeto que desenvolvemos para o Instagram, Facebook e YouTube, interpretando um texto de Esdras Bailone. Por intercorrências diversas, não foi possível que concretizássemos esse plano – o que pretendemos realizar para a terceira. 

A amizade começou com foco no trabalho. O trabalho e a convivência fizeram essa amizade amadurecer. Estava em casa com o Tiago e o irmão dele, Diego, quando eles, sempre inquietos e desejosos de se movimentar no trabalho de atores, falaram: “precisamos criar algo”. Na hora, falei: “É, pode ser, pode ser que não...” Começamos a rir e pensamos em personagens opostos brincando com o fator da absurda semelhança física entre os dois, bem como com seus temperamentos diferentes. Tudo fluiu rápido e foi um consenso que o Fábio tinha que escrever. Chamamos ele para uma chamada de vídeo. Fábio, prontamente, topou. 


Nosso colunista Rodrigo Ferraz em companhia dos
gêmeos Diego e Tiago

Para não sobrecarregar o Fábio, também envolvido em outros projetos como professor e como roteirista, pensei em trabalhar com um parceiro que sempre quis. Tratava-se de outro colunista daqui: Rafael Barbosa, que, além de exímio jornalista – assim como o Fábio é um baita professor –, vinha desenvolvendo seu lado dramaturgo há algum tempo. Fábio e Rafael, dois roteiristas/dramaturgos interessados, cativantes, curiosos e talentosos, entenderam direitinho o que eu queria. Somei a equipe meu parceiro Rodrigo Rodrigues, pra fazer a direção de fotografia e assim nasceu nosso filho, que dei o nome de supetão e aprovado por todos: "Eu Não Sou Ele!" 

Parte da equipe por trás do projeto "Eu não sou ele!"

"Eu não sou ele!" Foi pensado como projeto para as redes sociais, em que os dois personagens, interpretados pelos “gêmeos Homci” – como eles se apresentam em seu perfil coletivo nas redes sociais –, representavam os opostos, aliás, um perfil comum para o universo de gêmeos. Em diferentes situações, Beto e Deco, personagens de nossa série de vídeos rápidos, de cerca de um minuto, mostravam, com a explosão de carisma que é inerente a seus intérpretes, suas visões distintas em temas como novelas, séries, reality shows, pegação, baladas e tantas outras questões que atravessam o universo não apenas dos próprios gêmeos – o que torna esse projeto quase autobiográfico – como o de muitas outras pessoas que são público de seus perfis nas redes.

Fábio Brito

Há menos de um ano, conheci o Tiago pelo Instagram e foi daquelas amizades rápidas, identificação direta. Conheci primeiro seu trabalho de ator (é comum que eu siga vários atores para conhecer seus trabalhos), lembrando que ele e o Diego haviam feito os gêmeos João e José na novela Além do Horizonte, de Carlos Gregório e Marcos Bernstein. Mas, para além do ator, descobri a pessoa sensacional que era o Tiago, a quem hoje me refiro como “meu amigo” de um jeito extremamente orgulhoso. Dele, claro, veio o contato com o Diego, onde descobri igual talento e carisma. 

Os irmãos Homci

Já com o Rodrigo, meu papo é das antigas – os idos de 2010 e as comunidades do Orkut, bem como o Selfie Clássicos, projeto que nos uniu profissionalmente e fez nossa parceria ser ainda mais forte. Com O Cabide, conheci o Rafa, e a equipe desse projeto que estava por nascer foi formada. Lembro-me de que o Rodrigo me interpelou com a clássica (ele sabe o quanto é clássica): “Amigo, posso te ligar? Abre um meet pra gente!” Abri. Tiago e ele estavam lá para me fazer o convite, onde delineamos o tom do projeto e o perfil dos personagens. E, claro, papeamos sobre a vida. Acho que essa seja a grande pegada de Eu Não Sou Ele. Não é apenas um projeto de dramaturgia. É uma celebração à amizade. 

Rafael Barbosa

Eu e Rodrigo temos uma parceria de longa data aqui n’O Cabide, mas sempre falamos sobre a possibilidade de estarmos juntos em algum projeto de dramaturgia. Calhou de ser agora que estamos com essa série divertidíssima dos gêmeos Beto e Deco. Fiquei entusiasmado com o convite e ao mesmo tempo me senti desafiado pra caramba. Eu estudo roteiro há algum tempo, busco praticar em meio ao correr dos dias, e esse formato de vídeos curtos é uma grande novidade pra mim. Enxergo como uma forma de exercício interessante e como um grande aprendizado, em especial pela troca com o meu colega roteirista, Fabio Leonardo Brito, mais experiente que eu e que é fera. Com o Rodrigo, um craque e ligado em tudo o que está relacionado à arte e cultura, e também com os meninos, Tiago e Diego, dois caras talentosos, carismáticos e com brilho nos olhos, muito a fim de realizar coisas legais. Acho que as pessoas vão curtir muito esse projeto.


***



Autor: Fábio Leonardo Brito 

Dramaturgo e professor universitário de História. Mora em Teresina (PI). Tem interesses em temas ligados a cinema, música, comportamentos juvenis, teledramaturgia e cultura em geral.







Autor: Rafael Barbosa

Do interior de São Paulo, Rafael é formado em Jornalismo pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) de Presidente Prudente. Atualmente vive no Paraná. Tem paixão pela teledramaturgia, sobretudo pelas novelas que cresceu assistindo. Se interessa por tudo que diz respeito à cultura. 




Sobre o autor


Autor: Rodrigo Ferraz

Paulistano, diretor, ator, produtor e jornalista. Sua fome de cultura faz ele transitar nas mais diversas áreas, sem abrir mão de ser também público de teatro, televisão e cinema. Acredita que a cultura salva.


Postar um comentário

0 Comentários