Atualizações das postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

Espaço para anúncio

Responsive Advertisement

COTIDIANO:- Griselda, A fina estampa de uma mulher

Por Bruno Oliveira

“Era uma vez, uma mocinha indefesa que morava em um castelo, um dia a bruxa má a enfeitiçou, ela deixou de ser ingênua, tornou-se uma mulher guerreira. Assumiu seus defeitos e os seus erros. Foi trabalhar em empregos braçais, aqueles que exigem bastante força e raça... ah!... e o príncipe?... este caiu do cavalo, virou um chato, tá de cama, a nossa mocinha não é mais dependente dele pra ser feliz...”. Esse é um pequeno traço da nova mulher deste século que vem ganhando o espaço merecido na sociedade, esta “estampa” será retratada na nova novela das 9, “Fina estampa”.

Quer saber? ! ... As personagens de Aguinaldo Silva conseguem ser divas e guerreiras ao mesmo tempo, mesmo quando são vilãs, ah! As vilãs também merecem destaque, me desculpem!.Este ilustre autor, sempre nos presenteia com figuras fortes, com potencial de luta e avassaladoras. Algumas: Viúva Porcina (Roque Santeiro), Altiva (A indomada), Perpétua e Tieta(Tieta), Maria Regina(Suave veneno), Hilda Pontes( Pedra sobre Pedra), Esmeralda e Adma ( Porto dos Milagres), Maria do Carmo e Nazaré (Senhora do Destino), Sílvia (Duas Caras). E agora quem entra para o hall das personagens Divas & Avassaladoras de Aguinaldo Silva, é sem dúvidas, Griselda Pereira!
Griselda dentro do seu macacão cinza e suas ferramentas, ela é capaz de fazer tudo: consertar, lavar, cozinhar, trocar pneu, levantar uma laje e quebrar preconceitos, esta última é a principal função da personagem, que por sinal irá desenvolver muito bem, ainda mais que a própria será interpretada pela grande Lília Cabral.
Representando uma mulher-alfa, aquela dotada de múltiplos potenciais, capaz de assumir de maneira eficaz, cargos antes considerados masculinos, a personagem será um exemplo da cena contemporânea, aonde felizmente as mulheres vêm ganhando, vale lembrar que o ritmo dessa expansão ainda é lento, mas graças aos poderes da teledramaturgia, vejo que Griselda será uma energia a mais para a fomentar o motor de discussões sobre o espaço da mulher na nossa sociedade atual.
Em 2009, aproximadamente 35,5% das mulheres estavam inseridas no mercado de trabalho como empregadas com carteira de trabalho assinada. As mulheres empregadas sem carteira e trabalhando por conta própria correspondiam a 30,9%%. A parcela de mulheres ocupadas com nível superior completo era de 19,6%%. Mas ainda há coisas para mudar: o rendimento de trabalho das mulheres, estimado em R$ 1.097,93, continua inferior ao dos homens (R$ 1.518,31). (Fontes IBGE)
Apesar da carteira assinada, dos longos anos de estudos, aumento na escolaridade feminina e o ponto baixo do rendimento, algumas mulheres ainda teêm que enfrentar o preconceito,quando as mesmas se dedicam a alguma função, “masculina”. Mas isso infelizmente é o retrato de nossa sociedade, que ainda cultiva estereótipos e colhe conceitos enraizados há tanto tempo. Mas este cenário será abalado, ah!,Se vai!...Quando nossa fera, Aguinaldo Silva, colocar Griselda para invadir nossos lares, o mal será cortado pela Raiz.
Além de nos proporcionar cenas avassaladoras com Griselda em ação, mostrando sua força bruta, Aguinaldo também vai apresentar o outro lado da personagem, o lado “Mulherão”, dotado de feminilidade e sensualidade, por que, não?.Griselda é isso, um misto de poder, sensualidade e carisma, tenho certeza que você vai se apaixonar, assim como eu já estou!.E é claro que Griselda terá seu “príncipe” na história, mas ela não será mais uma mocinha como outra qualquer, isso nunca!.


O Rei que me desculpe, mas além da Amélia, Griselda também é e será a mulher de verdade!

E ai, gostaram? Concordam?
Comente!

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Poxa, acho bacana isso de mostrar o lado guerreiro da mulher também.
    Vamo ver como vai ser né? A ideia é ótima, tem que ver se na novela a coisa vai fluir mesmo.
    :)

    ResponderExcluir
  2. O problema do machismo na sociedade brasileira, é que ele vem das próprias mulheres, que não aceitam que outras mulheres tenha serviços de "homens".
    Espero que o Aguinaldo consiga quebrar esse preconceito em homens e mulheres, e que a personagem conquiste a todos nós!

    ResponderExcluir
  3. Mulher é mulher em todos os cantos do mundo, mas nossa mulher brasileira, nos enche de orgulho pela força, determinação, mesmo num ambiente desigual como diz o texto...

    A Griselda é uma dessas guerreiras e certamente vai conquistar o Brasil...

    Legal o texto traçando esse paralelo novela e realidade, Bruno!

    ResponderExcluir
  4. Todos esperando mesmo que Aguinaldo Silva reverta o quadro de novelas chatas que a Globo vem produzindo!
    Ótimo texto Bruno. Muito bom comparar a realidade com a ficção tratada na próxima novela!!!
    Abraço
    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Não vejo a hora de Griselda entrar em casa! rssrrs
    Muito legal seu texto Bruno....

    ResponderExcluir
  6. É isso ai!
    Igualdade a todos!
    A mulheres conquistam cada vez mais espaço no mercado de trabalho!
    E concordo, a novela vai mostrar isso com a personagem principal!
    Muito propício seu texto!!!!

    ResponderExcluir
  7. Antes havia a mocinha e o herói, mas isso quando as moças aram tontas e indefesas, hoje este tipo de personagem está em franca extinção, e sobram as vilãs, periguetes e batalhadoras nos encantar e divertir.

    ResponderExcluir
  8. Excelente texto! Parabéns! Griselda só tem a acrescentar, mostrando a nova realidade das mulheres, mostrando uma mulher de verdade. Sambando na cara da sociedade machista rsrs

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto, muito bem elaborado. Embora seja fã confesso e assumido de Gloria Perez, sempre gostei do trabalho de Aguinaldo. Tenho uma comunidade sobre essa novela no orkut e estou muito ansioso por sua estreia e cheio de expectativa.

    #NaTorcida!

    ResponderExcluir