Atualizações das postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

Espaço para anúncio

Responsive Advertisement

FASHION: Desfile x Novela

por Lais Ribeiro


Todos sabem que moda é a tendência de consumo da atualidade, e já estão saturados de ouvir definições, ditos, regras, tendências. Mas, como seria seguir a moda para você? Um desfile, uma revista, ou apenas uma novela? Pode até ser engraçado, mais a única resposta para isso é a acessibilidade de cada item citado. E a palavra-chave do tal acesso chama-se classe social. Uma novela pode ser consideravelmente o espelho para as pessoas que não tem acesso á um desfile, uma revista ou blog. Prova: quem se lembra da novela O Clone, em plena época do ataque aos EUA e vem uma novela que se originou no Oriente Médio, com costumes, modos e vestuário diferente. Era incrível que naquela época em 2001 o que mais se via nas ruas eram as pulseiras e brincos da Jade (eu tinha!), e nada disso veio de um showroom de um estilista famoso, e sim dos figurinistas junto com a cultura local. E por que que os acessórios em pedraria conquistou o publico antes de lançar a tal tendencia da estação? Porque as pessoas, independente de qualquer classe social, assistem novela mais nem todas (classe média-alta) se baseiam em tendencias lançadas pela mesma.
Agora vamos comparar a preparação para o figurino de uma novela e de uma coleção para a próxima estação?





Um item que não podemos esquecer de mencionar: O clone, com os maiores números de audiência está no ar novamente, mais não horário nobre e até hoje não vi nenhum brinco da Jade ou algo do tipo. Agora entenderam a tal tendência novelística com a tendência escolhida por profissionais? Obviamente, a disputa é Moda momentânea x Moda reciclável! Mais é justo os estilistas se matarem para lançar a tal moda, e vir uma novela do nada e fazer com que a cultura ou tendência se transforme em hit? Mais será que os estilistas querem esse tipo de publico? Será que se a empregada da madame começar a usar roupas parecidas com a dela, ela vai querer continuar a usar?
Essas perguntas leitores e leitoras faço todos os dias, mais uma coisa eu tenho como lição, moda é uma brincadeira de expressão, não precisamos seguir ditos, regras e sim mostrar que somos capazes de criar e inventar nossa moda!
E ai, o que acham? Qual é o maior lançador de tendência para vocês?


Beijos,

Lais Ribeiro



Postar um comentário

8 Comentários

  1. Olha Laís, que texto maduro.
    Concordo com o que disse, pra mim o maior lançador de tendências, é aquele que o consumidor final tiver acesso. Dependendo da classe social.
    Mas algumas novelas com culturas fortes como O Clone (árabe), Explode Coração (ciganos), Caminho das Índias (indiana) podem atingir uma fatia maior do mercado. As novelas citadas são todas escritas por Glória Perez, especialista em criar tramas com outras culturas. Até a Rede Globo já encomendou uma próxima trama que pode ser gravada na Turquia ou na África.

    Essa tendência não para nunca!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto.
    E assim, moda pra mim nunca foi um problema. Eu sempre me diverti vendo minhas amigas alucinadas correndo atrás de roupas da moda. Acho que o melhor a se fazer é se vestir da forma como você se sente bem. Isso sim vale a pena.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, novela lança muita moda e atinge a grande maioria dos brasileiros. Os desfiles internacionais de grande marca, atinge mais a classe alta.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. é incontestável a influência da grande mídia sobre o povo, e as novelas o fazem como ninguém... texto muito propício, Laís... parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Estou retribuindo a visita e o comentário em meu blog http://apaixonadospornutricao.blogspot.com/ e já posso afirmar que sou um seguidor do seu, muito bom mesmo! parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto!! Que pensamento maduro =)
    Eita, és 'Ribeiro' também!!! Hahahaha
    Boa noite Laís, beijinhos
    Visita o meu Blog também, se puder... http://ohkixique.blospot.com

    ResponderExcluir
  7. Lais eu concordo em partes com você.

    De fato as novelas são as maiores lançadoras de tendências, mas acho que isso mais no cenário nacional.

    Quando você comenta que isso tira o mérito dos estilistas, o figurinista também tem todo um trabalho, não é simplesmente pegar o que está na moda, eles precisam adequar a roupa com cada personalidade da novela, portanto eu adimiro ambos, estilista e figurinista, por que o estila é o criador oficial, o figurinista cria a partir do que o estilista lança no mercado, ou seja, ela adapta à seu modo aquilo que o estilista criou, no fim ele também está criando!

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  8. Lais Ribeiro diz: Pessoal, agradeço de coração os comentários! Fiquei muito feliz que gostaram do post. E deixo algumas observações!

    Clara: Somos primas? hahaha fico feliz que gostou do texto! adorei o blog!! Bjos

    Natacha: Na verdade o texto é uma reflexão, como deixei perguntas no final para saber opiniões. E no quadro de comparações, coloquei que os figurinistas usam o tempo para saber personalidade de cada personagem! Não estou desmerecendo o trabalho de ninguem, e sim tentando mostrar qual é o trabalho "menos atributado" e "mais divulgado".. espero que tenha esclaricido! Obrigada e beijos.

    ResponderExcluir