Atualizações das postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

Espaço para anúncio

Responsive Advertisement

AVENIDA DOS SIGNOS - Porque cada personagem tem o seu!


Por Thiago Cordeiro


Depois do sucesso do post sobre os Signos e as Novelas, nada mais justo que mergulhar esotericamente no maior sucesso do momento: Avenida Brasil. Mas como será isso?

Bem, cada personagem tem suas características marcantes e seus altos e baixos emocionais. Vale lembrar que essa densidade psicológica é criada tanto pelo autor João Emanuel quanto pelos atores.

Então tentaremos correlacionar esses perfis psicológicos (com suas características mais marcantes) aos modelos astrológicos conhecidos desde a Mitologia. Mas não se preocupe que não falaremos em grego! Será em bom português que os personagens da estrondosa trama das 21 horas serão desvendados signo por signo.

Oi, oi, oi pra você!

 CARMINHA – A Ariana Enfurecida

Já começo citando a nossa estourada antagonista. Sem ela não haveria novela, é óbvio. Como o Signo de Áries, Carminha é o fogo, é a movimentação, é a impetuosidade, é o amor safado com o Max, é o sincero sentimento por Jorginho e...  E, obviamente o seu potencial bélico tão especialmente focado em Nina.
Ariano que é ariano não aguenta por tanto tempo essa vingança toda da dona Rita! Algo vai acontecer, algo vai explodir, afinal de contas Carminha é como lava prestes a fazer a festa da erupção. Quando o fogo da nossa “vilã” explodir, aí nem segura!

Creio eu que não tem nada a ver com “Carmen Lúcia” o nome “Carminha”, mas sim com “CARMA”. E tome-lhe Carma daqui pra frente em Avenida Brasil. Nina que se cuide!

 TUFÃO – O Taurino bufão

Calma! Não estou aqui dizendo que os taurinos são bobos. Na verdade o Tufão é um personagem bem difícil, pois manter aquela cara de paisagem na maioria das cenas requer muito trabalho por parte do Benício.

Mas voltando: ô personagem complicado, meu Deus do Céu! Lento, meio barrigudo, demora de responder, é fixo, fica preso no seu mundinho, demora de abrir a mente e é focado até demais. Ufa!

Vale ressaltar que todos os signos possuem o seu lado “negativo”, o seu pedaço mais complicado de ser vivenciado... Mas isso não tira o brilho de suas potencialidades. Sendo Tufão taurino, muitas características interessantes também são percebidas: Poder para concretizar planos, estabilidade financeira, gosto pela literatura (graças a Nina) e muito amor pra dar e receber, afinal de contas esse signo é regido pela Vênus, a Deusa do amor. 

NILO – O Geminiano Fofoqueiro

Quem dá mais? Você? Opa, então eu vou contigo. Ops, quer dizer que você me oferece mais? Ah, então é contigo que eu vou... hihihi! Essa é a movimentação básica desse personagem nas cenas “avenidianas”.

Por favor, caro leitor, não tome a próxima informação de forma pejorativa, mas a verdade é que Gêmeos, é sim um signo de “duas caras”. Logo, é muito fácil pro Nilo ficar nesse joguinho ambíguo se dando bem com um e outro.

Por ser também mestre na arte de se comunicar, Gêmeos deixa seus nativos proativos, entusiasmados, impacientes, mutáveis e “remexentes”, ou seja, não param quietos. Nilo necessita ir pro lixão, falar uma besteirinha pra Mãe Lucinda... Depois necessita também “encher o saco” do filho Max... Depois necessita ainda mais tirar um dinheirinho da Nina... Depois necessita também falar alguma bobagem pra Carminha... É mais ou menos por aí. Ficar parado não é com ele. E pra terminar solta sua risadinha: hihihi!
 
MÃE LUCINDA –A mamãe canceriana do lixão e dos nossos coração (licença poética que não utiliza o plural, para que a rima possa acontecer) rs, rs, rs.

Impossível fugir do clichê canceriano: a mamãe. De todos os personagens é realmente este que mais se assemelha ao arquétipo do signo de Caranguejo.
Mãe Lucinda desde o início foi mostrada como a “boa gente” que cuidou das crianças de todo o mundo (ok, dos lixões cariocas). Ou seja, as características estão óbvias. Mas tem mais coisas por aí, meus queridos. O quê?

Todo canceriano tem em si, talvez uma pequena “trava”, um lugarzinho que só ele sabe e que não mostra pra ninguém... Afinal de contas o Caranguejo leva sua casa nas costas, pois fica mais fácil fugir lá pra dentro quando o negócio apertar.

E parece que tá “apertando”, né? Cancerianos têm seus segredos guardados a 14 chaves e raramente abrem para alguém. Nem adianta Jorginho perguntar, questionar, argumentar, chorar e ameaçar... Mãe Lucinda não vai contar coisa alguma! Canceriano quando tapa a boca é fogo!


 LELECO – O Leão (que tá mais pra gatinho) vaidoso do divino

Meus queridos! Que rufem os tambores! Rufaram? Ótimo. Então agora posso apresentar com maestria o nosso querido Leonino de “Avenida Brasil”: LELECO!

Aplaudiram? De pé, né? Muito bem! Assim Leleco gosta! Meu povo, eis um personagem metido, exibido, se acha a delícia do Divino, a última bolacha sexagenária do pacote...

Leão tem um lado vaidoso ao extremo, não é mesmo? E esse lado tá bem visível na trama, principalmente depois que o felino abocanhou (sabe-se lá como) a linda Tessália. Já que ela não conseguiu “matar papai”, o público terá que aturar o exibicionismo “lelequense”, que é uma delícia de ver, diga-se de passagem.

Ah, Leão é também o Signo do “rala e rola”, da “festa”, do “venha cá, meu nego”... Muricy que o diga!

MONA LISA – A virginiana que não larga o controle remoto por nada

O Signo dos certinhos chegou! Eu não to dizendo que Mona Lisa é a personagem mais certinha da novela, não. Até acho que ela nem se encaixa tanto nessa característica (talvez um pouco). Mas Virgem é um signo chato, perfeccionista, metódico e metido a disciplinador. Claro que esse é o lado “negro” desse Signo, né? É divertido falar assim! Rs, rs...

Mona Lisa é meio chatinha, quer dar lição de moral muitas vezes na história e tem uma coisa beeeeeem virginiana: Não querer dividir suas coisinhas. Não querer dividir sua vidinha, afinal de contas, para todo virginiano, ele mesmo basta para tudo, né?!

Virginiano que se preze tem que ser sabichão. Ter resposta para tudo, sem hesitar, sem pestanejar, sem piscar... (mesmo não estando tão certo assim). Ah, mas pelo menos os outros vão achar que você é sabidão mesmo.

Virgem é regido por Mercúrio, o planeta da mente, da palavra, logo é difícil argumentar e vencer (com base em palavras) um virginiano.

Ah, voltando a nossa heroína: pô, Mona Lisa! Por que você não quis dividir o controle remoto com o Silas para sempre? Rs, rs, rs... Aprenda a dividir, pô!

 JORGINHO – De tanto ficar em cima do muro... É libriano!
            
Oh Meu Deus! Perdi as contas de quantas vezes o nobre colega aí correu para pedir auxílio mental a Débora (linda e maravilhosa). Vamos refletir e analisar teoricamente: quem não consegue tomar decisões sozinho é o quê? Indeciso! Qual o Signo da indecisão? Yes, é Libra!
  
Onde morar, Jorginho? Talvez na casa do Tufão... Não, é melhor morar na Zona Sul, lá é tudo lindo e fico longe da mamãe Carminha. Não, eu prefiro o lixão, lá eu lembro da minha infância. Com quem namorar, Jorginho? Com Rita, claro. Eu a amo! Não, eu vou namorar a Débora, afinal de contas ela é linda e já trabalhou comigo em Cordel Encantado. Não, prefiro mesmo a Nina, pois cozinha muito bem e é a Rita, com quem eu me casei na infância.

É claro que eu estou falando isso num tom cômico, logo não precisamos levar tão a serio esses diálogos, né! Com Jorginho nós temos que falar com calma, pois ele pode acordar no meio do sono e sair de sonâmbulo por aí.

Libra é o Signo que deseja nada mais do que paz e amor. Jorginho quer paz, quer amor, quer ser feliz, mas quer saber toda a verdade, fazer valer os seus direitos. Libra é verdade, é justiça, é resolução. Tudo a ver!

NINA/RITA – A Meticulosa Escorpiana
Ok, há um grupo que defende com unhas, dentes e alma o caráter da frágil (?) mocinha de Avenida Brasil. E existe outro grupo que tem medo dela, que a odeia, que tem medo de sonhar com ela congelada no cinza, que faz de tudo para ficar longe dela e até denunciaria seu perfil no facebook.

Diante dessa divisão percebe-se uma coisa: Ela é muito inteligente! O autor apostou todas as suas fichas numa história em que a mocinha não é lá tão mocinha assim. Aqui não tem nada de novela das 6, muito menos novela das 9 do Manoel Carlos.

Então a mocinha tem algo de vilã, não é isso? Ops, então a vilã tem algo de mocinha? Não importa isso agora... O que importa é que se estamos conversando sobre isso é porque o veneno do escorpião é mais do que forte.

Querendo ou não, usando e abusando de uma característica negativa desse signo (energia vingativa) Nina meticulosamente consegue armar, maquinar e imaginar tudo, tintim por tintim em sua mente. E o principal: consegue transpor para o papel e para a vida real.

Ela é genial, como a maioria dos escorpianos que sabem utilizar suas potencialidades. Uns usam para o bem... Já outros preferem acabar com suas respectivas Carminhas.

   CADINHO – O “Safadhênho” Sagitariano

As energias precisam respirar também. Por que eu digo isso?  Simples. Não dá pra viver o tempo todo perdendo o fôlego com as lutas “Nina X Carminha”, né? É por isso que há o núcleo “engraçadinho” da novela (que já nem tá tão engraçado assim).

Digo isso porque Cadinho é o típico Sagitariano. É exagerado pra caramba. Quer suas várias mulheres, quer tudo, quer o tempo todo e tem fogo pra mais de metro. Este signo, além de ser exagerado é também foguento, viajante, festivo, bem humorado e preocupado com suas crenças (realmente, nessa parte Cadinho ainda fica devendo) rs, rs.

A liberdade é sagitariana... Percebe então a conexão? Tudo que é muito preso tende a morrer, desaparecer. E creio que essa história de Cadinho casado com 3 mulheres (com contrato e tudo) não vai rolar por muito tempo. É muita energia fugidia para poucas aventuras.

Entendam: Sagitarianos nasceram para trilhar caminhos, mas não necessariamente ficar estabelecido na chegada... Não, não. Depois da chegada há mais caminho (sempre) para percorrer. Essa é sina Sagitariana! É a sina do Cadinho que é caidinho pela liberdade... Decidir o que fazer... Isso é Sagitário!

SUELEN – A Poderosa Capricorniana

Capricórnio é o Signo do poder, do Status, do reconhecimento. Capricorniano que se preze não pode se contentar com pouca grana, com pouco glamour, com pouca bajulação e com poucos elogios.

Suelen, a piriguete Capricorniana, sempre desejou ter muita grana e poder. Não há espaço para passividade com a delicinha do Divino. Até quando ela deseja ser passiva, ela acaba sendo ativa. Êta Lele! Ai, Ai, Ai!

Querer grana de todos os carinhas, ter todos a seu redor, conseguir subir na vida, não querer receber ordem de ninguém... Tudo isso é característica desse Signo. Afinal de contas, Capricórnio é um ótimo líder. E Suelen tá mostrando isso lá na loja ultimamente, não é mesmo?

Se ela vai conseguir dar uma “transformada” no Roni? Ah, isso eu não sei... Mas que ela está sendo o “homem” da relação, ah, isso tá. É muita atividade para uma pessoa só! E nessa brincadeira de mandar, ela está crescendo na vida, subindo, alcançando o que sempre quis. É isso ai! Capricórnio é o Signo da Ascenção até para as piriguetes... (do divino ou não) rs, rs,...

MAX – O Aquariano Despojado

Max é um personagem bem difícil de descrever. Sofri até caracteriza-lo com base nas verdades cósmicas. Digo isso porque ele possui características de muitos outros Signos... É um personagem rico de significados e também rico de futilidade.

Afinal de contas, ele ganha uma bolada e compra um monte de bugigangas modernas e coloca naquela casinha no meio do nada? Meio estranho, hein? Depois ganha mais grana ainda e compra um barquinho metido a besta? Depois de nunca conhecer biblicamente a bondosa Nina, ele ainda sente que está num romance? É meio estranho, né?! Isso! Era aí que eu queria chegar. Max é ESTRANHO!

Qual o Signo mais estranho do Zodíaco? Bingo! Aquááário. Este Signo é por categoria, mental (mesmo o Max não usando muito a mente). A frieza, o desapego, o comodismo, o modo inconvencional de tratar as coisas... Tudo isso é aquariano.
               
ADAUTO – O Pisciano perdido

Um dos meus personagens preferidos. Bem, na verdade eu realmente adoro piscianos. São seres que realmente não são desse mundo e estão aqui realmente de passagem. E falo “realmente” várias vezes porque realmente é um signo lindo,  perdido, que não bate bem, que nem sequer sabe o que está fazendo no mundo.

Adauto é um daqueles seres que tem um coração mil vezes maior que o cérebro. Isso é divertido de perceber. Com o seu jeito inocente e muitas vezes impulsivo, é impossível não abrir o sorrisão diante da televisão quando o seu personagem surge.

Ficou claro que o autor gostou tanto de sua criação, que já está escrevendo realmente para ele. Dá pra perceber em suas falas... Há um “quê” de “Essa fala é pra você”! É maravilhoso perceber isso. Quem ganha é o público e obviamente o próprio ator.

Peixes é o Signo da doação, da bondade, do inconsciente coletivo, da ondulação da vida. Quer perceber a vida sob outra ótica? Assista a esse personagem e perceba o que só ele vê, assim você estará vivenciando uma experiência super pisciana. Só tenha cuidado para não viajar demais e esquecer de voltar para o seu Signo de origem, hein!?  Peixes vicia, meus caríssimos leitores!

*****

Gostou desse post? Está mais interessado em conhecer a Astrologia e mundo esotérico? Simples. Basta acessar a minha página no facebook (www.facebook.com/mapaaltoastral) e também o meu blog esotérico (www.mapaaltoastral.blogspot.com). Assim você poderá conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho como astrólogo da Empresa “Mapa Alto Astral”. Por falar nisso, você já fez um Mapa Astral? Nunquinha? Nem sabe o que é, né? Mais um motivo para acessar o meu blog ou me mandar um email (altoastralmapa@gmail.com) e conhecer um pouco mais desse misterioso e encantador mundo da astrologia.


Postar um comentário

0 Comentários