Atualizações das postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

Espaço para anúncio

Responsive Advertisement

A SEMANA 40 NA TV - Uma Análise da Audiência e das Novelas


Por Fábio Dias

Semana marcada pelas estreias de "Guerra dos Sexos" na Globo e “Balacobaco” na Record. "Avenida Brasil" e “Gabriela” marcaram excelentes índices essa semana. Confira os números abaixo!


 

Meta para o horário: 18
Média Geral até capítulo 10:
Da Cor Do Pecado: 10,7
Chocolate com Pimenta: 14,5
Mulheres de Areia: 14
O Clone: 16
Se7e Pecados: 11
Sinhá Moça: 14,5
Alma Gêmea: 17,3
Senhora do Destino: 19

Da Cor do Pecado -  Fiasco 1
Os números comprovam o erro da Globo ao escalar novamente a primeira novela de João Emanuel Carneiro. É a pior audiência do horário de todos os tempos.


 

Meta para o horário: 25
Média Geral até capítulo 24:
Lado a Lado: 17,83
Amor Eterno Amor: 21,58
A Vida da Gente: 22,13
Cordel Encantado: 23,25
Araguaia: 21,75
Escrito nas Estrelas: 25,25
Cama de Gato: 25,67
Paraíso: 21,25

Lado a Lado – Fiasco 2
O horário das seis segue em baixa. Lado a Lado não empolgou, e ela mantém a pior média do horário de todos os tempos. Eu acho a trama bem fraca, mas tem quem curte.


 

Meta para o horário: 30
Média Geral até o capítulo 6:
Guerra dos Sexos: 24,8
Cheias de Charme: 28,67
Aquele Beijo: 28,17
Morde & Assopra: 26,33
Ti-Ti-Ti: 28,5
Tempos Modernos: 25,17
Caras & Bocas: 27,33

Guerra dos Sexos  – Fiasco 3? 
Sou da tese que suceder um fenômeno de audiência (como foi Cheias de Charme) é sempre mais complicado que suceder um fracasso. Sei que ainda é cedo para falar sobre a audiência da novela, se irá fracassar ou não. Mas, o fato é que Guerra dos Sexos marcou a pior média em uma primeira semana da história do horário. Nem mesmo Tempos Modernos tinha marcado esses números. Claro que o horário político tem muita culpa nisso, mas não só.

O remake do clássico de Sílvio de Abreu, reescrito pelo próprio e com a mesma direção de 1983 (Jorge Fernando), não caiu bem. Eu não vi a primeira versão, mas quem viu garante que são as mesmas situações e talvez por isso,  a trama não causou grande interesse na atual e nem na antiga geração. O tema estaria passado? A direção equivocada? Atuações exageradas? Uma trama sem pegada? Muito sofisticada?

O que vejo em Guerra dos Sexos é que ela não tem proximidade com o grande público, os personagens exagerados não conquistaram “ainda” a audiência. Falta uma veracidade maior para essa aproximação. Cheias de Charme conquistou desde o início. Os personagens eram populares e reais. Quem viu a primeira versão me disse que a história tem grande potencial e que certamente ainda deve agradar. É aguardar pra ver!


 

Meta para o horário: 40
Média até o capítulo 168:
Avenida Brasil: 38,29
Fina Estampa: 38,86
Insensato Coração: 35,22
Passione: 34,14
Viver a Vida: 35,08
Caminho das Índias: 37,38
A Favorita: 38,73

Confira abaixo o gráfico de Fina Estampa na ANTI-PENÚLTIMA SEMANA

Avenida Brasil -  Explodiu e empatou!
Na semana anterior questionei se Avenida Brasil seria capaz de marcar nas três últimas semanas 42 - 43 - 44. E não é que ela explodiu e marcou 43,5! Garantindo assim um empate com Fina Estampa! A derrocada de Carminha parou o Brasil e em pleno sábado a novela marcou incríveis 42 pontos de audiência! Não há mais palavras para descrever a novela, que apesar de seus momentos menos densos entrará para a história da teledramaturgia e jamais será esquecida.

Sua audiência não acompanhou a repercussão. O horário político e forte calor em alguns momentos a prejudicou. Mas, Avenida Brasil entra em sua reta final marcando estrondosos números de audiência, muito mais que suas duas antecessoras. Hoje é o grande dia, onde Carminha finalmente é desmascarada, eu aposto em 48 pontos de média e você?

 

Meta para o horário: 18
Média até Semana 16:
Gabriela: 18,36
O Astro: 19,02

Gabriela -  Bombando também!
Nacib flagrou Gabriela e terminou seu casamento. Essa semana a novela teve uma de suas melhores audiência desde a estreia, só perde para a primeira semana. Os índices estão bem acima da meta, e Walcyr Carrasco pode comemorar mais um sucesso em seu currículo. Gabriela deve terminar com a mesma audiência de “O Astro”. 19 pontos.

Média Semanal de Outras Novelas:
Malhação: 13
Carrossel 12
Balacobaco: 7
Rebelde: 3


Balacobaco -  Decepção
Quando li a pré-sinopse da trama eu achei bem interessante, aquela que tinha o nome de “Passado Próximo”. Pois bem, imaginava um drama, uma história bem construída, assim como foi a ótima Amor e Intrigas, da mesma autora. De repente a Record começa a colocar teasers de um tal Balacobaco no ar, ninguém sabia se era programa ou novela, afinal com a tal sinopse de Passado Próximo não tinha nada a ver com o nome! E não é que foi esse o nome que batizou a novela? Tudo bem, apesar de achar ainda estranho e que não tinha nada a ver com a sinopse, não me preocupei, confiava na autora, sabia que a Record estava querendo recuperar o horário e queria vender a trama de forma bem popular, para assim superar o pesadelo atendido pelo nome de Máscaras.

Mas ao estrear, me decepcionei com a apresentação da novela. Com raras exceções o elenco é fraco, a direção completamente equivocada e os dois primeiros capítulos disseram muito pouco do que a novela pretende contar. Agora é aguardar, e ver se a novela ainda pode surpreender ou não! A audiência ainda é baixa, os sete pontos conquistados em seus dois primeiros capítulos é resultado desse amontoado de equívocos.
  
  
Curtiram as novelas essa semana?
Gostaram de Balacobaco e Guerra dos Sexos?
Quanto acha que dará o capítulo de hoje em Avenida Brasil?

SIGA-ME NO TWITTER @FABIODIASR

Postar um comentário

0 Comentários