Atualizações das postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

Espaço para anúncio

Responsive Advertisement

A Importância de Eduardo Coutinho‏





Já diria um professor que tive: “Uma boa ficção parece documentário e um bom documentário parece ficção...”  E o fim da vida do mestre Eduardo Coutinho não foge a regra. Há uma semana o cineasta foi esfaqueado pelo seu filho esquizofrênico. Com um currículo de dar inveja, ele sem sombra de dúvida foi nosso maior documentarista. De ABC do Amor até As Canções, foi um mais marcante que o outro como o antológico: Cabra marcado para morrer, Edifício Master, Jogo de Cena entre tantos outros. Nessa enquete-homenagem perguntamos a sua importância no cinema nacional.


 
Felipe Martins, ator.

 "Importância infinita, o filme mais importante pra mim foi Cabra Marcado Para Morrer."


Andre Grecco, ator e diretor de teatro

"Ele é o maior documentarista brasileiro, de fato. O que acho mais interessante é que ele chegou num ponto em que descobriu como tirar as histórias das pessoas através das perguntas mais simples e triviais. Talvez seja óbvio, mas o meu filme favorito é o Jogo de Cena porque eu acho que é um filme sobre os limites da interpretação..."


 Davi Kinski,ator,produtor e cineasta

"Bem, sem duvidas ele foi o nosso maior documentarista, foi ele que desenvolveu o formato no Brasil. O filme dele que eu mais gosto é o Jogo de Cena."




Filipi Silveira, ator e cineasta

"Eduardo Coutinho era um cineasta apaixonado pelo bicho homem e conseguia inclusive torna-lo humano e apaixonante.  'Jogo de Cena' é meu documentário favorito."


Domingos Antonio, ator 

"Cabra Marcado para Morrer é um filme corajoso como até então não havia se visto no país por isso é o meu favorito, além dele ser um dos precursores dos documentários no Brasil."



Robert Guimarães, cineasta e produtor 

"O Coutinho ajudou a dignificar o cinema documentário no Brasil O filme que eu mais gosto é Edifício Master com seus tipos incríveis magistralmente captados pelo genial Coutinho."



***

E pra finalizar Vera Vianna, que atuou no primeiro filme dele da seu depoimento em vídeo:





E pra vocês, qual é o filme favorito de Eduardo Coutinho??

Postar um comentário

0 Comentários