Atualizações das postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

Espaço para anúncio

Responsive Advertisement

“Mais Você” celebra 5000 programas e consolida Ana Maria Braga como rainha das manhãs

Por Edilson Lopes

Mais Você celebrou 5000 programas na última sexta-feira

A saída de Ana Maria Braga da Rede Record em 1999 foi um tanto quanto conturbada. A loira apresentou o programa normalmente num dia e no outro já não estava mais lá, sendo substituída por Cátia Fonseca, sem direito ao menos de se despedir de seu público. Foram algumas semanas de muitas informações desencontradas até sabermos que Ana debutaria na Rede Globo. Muito falou-se na época que o padrão Globo de qualidade tiraria a melhor característica de Ana Maria, sua espontaneidade, o que realmente foi observado nas primeiras edições do Mais Você, mas após um episódio acontecido em novembro daquele ano, pouco mais de um mês de sua estreia, Ana Maria Braga começou o programa de forma diferente e acredito que tenha deixado a direção do programa e da Rede Globo desesperados, ela tirou o ponto eletrônico do ouvido e fez um desabafo para a câmera, como se estivesse falando diretamente com cada telespectador. No desabafo falou da dificuldade de se adaptar à nova casa e de todas as críticas que vinha sofrendo da imprensa e do público, de forma bem menos intensa como aconteceria hoje uma vez que naquela época não existiam redes sociais, e desde então vimos uma nova apresentadora na maior emissora de TV do país, mais segura, mais espontânea, mais dona do programa que apresenta.

Além da mudança de visual, a espontaneidade é a maior marca da Ana Maria Braga

O Mais Você nasceu nas tardes da emissora dos Marinho, sendo exibido por volta das 14 horas, logo após o saudoso Vídeo Show. Era uma aposta, um formato já consolidado na concorrência mas que não era explorado pela Globo. A diferença foi enorme, na Record a loira ficava 6 horas por dia no ar, O Note e Anote era exibido das 12 às 18 horas, a primeira fase do Mais Você ia ao as com apenas uma hora de duração. Um grande acerto da apresentadora foi ter levado consigo para o novo programa o Louro José, um personagem que já faz parte da história de nossa televisão e funciona como ajudante e alter ego da apresentadora, falando aquilo que ela gostaria mas não pode falar diante das câmeras. Naturalmente a tecnologia presente na Globo também fez o fantoche evoluir, saindo de um boneco simples de espuma, para o personagem que assistimos hoje em dia, como se realmente tivesse vida.

O programa demorou a engrenar. O primeiro ano foi difícil. Sofreu muitas críticas da imprensa especializada e do público. Em audiência, diversas vezes foi derrotado pelo enlatado “Chaves”, exibido a exaustão pelo SBT, e aproveitando o horário eleitoral gratuito, naquela época muito maior do que é hoje, a emissora mudou o programa de horário, com a desculpa de alocar a programação durante a propaganda política, mas na verdade foi um acerto, pois na parte da manhã o programa ganhou um novo público e as evoluções, ainda assim nessa segunda fase o programa ia ao ar por volta das 11 horas da manhã, ainda diferente do horário exibido atualmente.

O boneco do Louro José evoluiu muito ao longo dos anos

Muito antes de competições e realities culinários virarem modinha o Mais você já navegava por essas ondas. O primeiro deles foi o Chef X Chef em que dois chefs famosos, normalmente colaboradores do programa, duelavam fazendo pratos a partir de uma sacola com ingredientes surpresa surpresa que recebiam no início da disputa. Em seguida nasceram o Super Chef, Super Chef Celebridades, o Super Chefinhos, o Fecha a Conta, o Copia e Cola e o meu preferido Jogo de Panelas.

Além da culinária o programa teve e tem outros quadros divertidos e que marcaram época como as Crônicas do Cony, o Dando um Retoque com o Jairo de Sender, o Tapa no Visual, que dá uma elevada na autoestima de uma participante, o Tem Visita em que Nádia Bocci ouvia história de moradores de uma pequena cidade e passava a noite na casa de um deles e diversos outros só pra citar alguns.

Com o fim do Bem Estar e o fortalecimento do jornalismo nas manhãs da emissora o programa passou a ser exibido das 9h às 10h30min, tendo muito mais tempo de arte no ar, e consolidando-se como uma das melhores atrações da manhã na televisão aberta do Brasil. 

O Mais Você foi percursor nas copetições culinárias no Brasil

Este humilde colunista enveredou pela culinária justamente por causa de Ana Maria Braga. Adorava passar as tardes em sua companhia no Note e Anote e confesso ter adorado sua transferência para a Rede Globo. Ana Maria tem brilho, estrela e carisma. Com o advento das redes sociais constantemente domina os assuntos mais falados, seja com uma passagem divertida ou constrangedora do programa, ou com a forma terna de tratar seus convidados. Os 5000 programas celebrados na última sexta-feira não é a única comemoração do ano no Mais Você, em outubro o programa comleta 20 anos no ar, cada vez mais fortalecido e renovado.

***

Sobre o autor

Postar um comentário

0 Comentários