Atualizações das postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

Espaço para anúncio

Responsive Advertisement

A realidade nua e crua da educação brasileira no horário nobre da TV

Por Edilson Lopes

Atores que intepretam os professores na série Segunda Chamada (Paulo Gorgulho, Debora Bloch, Hermila Guedes, Silvio Guindane e Thalita Carauta
 Estreou nesta terça-feira, dia 09 de outubro, a série Segunda Chamada, exibida pela Rede Globo em sua segunda linha de shows e também disponível no serviço de streaming Globoplay. A obra é uma coprodução da emissora dos Marinho com a O2 Filmes. A série relata a realidade de uma escola pública que oferta ensino noturno na modalidade EJA, Educação de Jovens e Adultos.

O primeiro episódio funcionou com uma ótima apresentação dos personagens e de seus dramas, se aprofundando um pouco mais nas histórias da transexual Natasha, interpretada por Linn da Quebrada, e de Solange, a mãe que sofre por não ter condições de criar seu bebê, numa interpretação sensível de Carol Duarte que já mostra que chegou para ser uma das grandes atrizes brasileiras.

 Debora Bloch da vida à professora Lúcia, protagonista da série

Bebendo na fonte de Sob Pressão, série da mesma emissora, que retrata o dia a dia de uma equipe de emergência num hospital público, Segunda Chamada nos colocou diante da triste realidade da educação pública brasileira, exibindo uma escola com infraestrutura inadequada, professores sobrecarregados e pouco valorizados e alunos que em meio as dificuldades de seu cotidiano ficam divididos entre concluir os estudos ou ceder às pressões de suas duras realidades.

 Linn da Quebrada emociona em seu primeiro personagem na TV

A professora protagonista interpretada por Debora Bloch, a Lúcia, em muito lembrou a dedicação e amor a profissão demonstrados pela professora Carolina, vivida pela Camila Morgado na temporada Vidas Brasileiras de Malhação, exibida em 2018. Todavia, diferente da professora Carolina, que lecionava numa escola particular, a professora Lúcia tem todos os desafios de atuar numa escola pública localizada entre três comunidades pouco amistosas como bem relatou o personagem Jaci, de Paulo Gorgulho, em sua volta a teledramaturgia da Globo.

A fictícia escola Carolina Maria de Jesus é o cenário principal da trama de Segunda Chamada

De forma geral as interpretações são o ponto alto da trama, brilharam nesse primeiro episódio as já citadas Linn da Quebrada, Carol Duarte e Debora Bloch, mas também pudemos nos deleitar com a interpretação sempre forte da Hermila Guedes e um trabalho cativante do Sílvio Guindane. José Dumont, Felipe Simas e Nanda Costa foram pouco explorados nesse episódio mas já mostraram que podem render bastante. A grata surpresa ficou por conta de Thalita Carauta que emocionou a todos com sua professora de matemática muito bem construída mostrando uma faceta da atriz que pouco conhecemos na dramaturgia da TV aberta.

Thalita Carauta surpreende como a professora de matemática Eliete
Para os fãs saudosos de Sob Pressão, que já assegurou uma próxima temporada, Segunda Chamada é um programão, com qualidade no texto, na direção de atores, trilha sonora, nas interpretações e principalmente na descrição de um recorte da Educação Brasileira sendo mostrada a todos no horário nobre da maior emissora do Brasil.

***

Postar um comentário

0 Comentários