Atualizações das postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

Espaço para anúncio

Responsive Advertisement

64 anos de vida e arte de Françoise Forton

Por Rodrigo Ferraz

Numa batalha silenciosa de 4 meses contra o câncer, perdemos Françoise Forton. 64 anos foram poucos para ela... Atriz viçosa, incansável, talentosa, cantava lindamente. Calma, ela irradiava leveza, paz, atenção, charme e afeto. 

Era figura frequente nos palcos. Tinha sempre uma novidade dela em cartaz. 

Estúpido Cupido foi uma marca em sua carreira, falo da novela e da peça. Na novela ela viveu Maria Tereza, jovem que sonhava em ser miss nos anos 50. Na peça de mesmo nome, ela viveu uma nova Maria Tereza, mas era outra personagem que cantava e vivia na mesma década em que se passava a novela. A peça comemorava seus 50 anos de carreira, com direito a exposição de seus 50 anos de trajetória profissional no foyer do teatro.

A última vez que a vi foi na plateia de Fulaninha e Dona Coisa. Seu marido, o grande produtor Eduardo Barata, produzia o espetáculo. Na ocasião, ela estava acompanhada de seus colegas de Tempo de Amar: Bruno Cabrerizo e Vitoria Strada. Françoise estava feliz, orgulhosa da peça, do marido e foi super atenciosa com quem foi tietá-la.

Seus personagens eram os mais variados possíveis. Na TV, além de Estupido Cupido, podemos destacar vários outras personagens, como nas novelas Cuca Legal, Bebê a Bordo, Tieta, Sonho Meu, Quatro por Quatro, Explode Coração, Por Amor, Os Ricos Também Choram, Promessas de Amor, na já citada Tempo de Amar e Amor sem Igual, seu último trabalho em televisão, papel em que se sentiu muito desafiada por ser uma ex-prostituta que virou cafetina. Ela cantava em cena como fez outras vezes no teatro. 

Barata, como bom parceiro e produtor, produziu vários espetáculos para amada.

Sentiremos falta do olhar atento, da dicção impecável e da devoção que tinha a sua arte! 

***

Sobre o autor

Autor: Rodrigo Ferraz

Paulistano, diretor, ator, produtor e jornalista. Sua fome de cultura faz ele transitar nas mais diversas áreas, sem abrir mão de ser também público de teatro, televisão e cinema. Acredita que a cultura salva

Postar um comentário

0 Comentários