Atualizações das postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

Espaço para anúncio

Responsive Advertisement

RESENHA LITERÁRIA: "O mundo Pós-Aniversário", de Lionel Shriver - As incertezas e dilemas de nossas escolhas

 Por Natália Rocha

Livro: O Mundo Pós-Aniversário - Lionel Shriver - Editora Intrínseca - 542 páginas

Capa/ Foto: Natália Rocha

“Eu acredito que quem nós escolhemos amar afeta o que escolhemos amar em nós mesmos.”


Com sua escrita ácida e realista, Lionel Shriver, mais uma vez toca em assuntos polêmicos, colocando a questão das escolhas e as influências que elas provocam em nossas vidas.

O Mundo Pós-Aniversário nos apresenta a personagem, Irina McGovern, uma ilustradora de livros infantis que vive dilemas complexos. Suas certezas se tornam questionáveis a partir do momento em que se depara com uma escolha: trocar o seu relacionamento estável por um desejo incontrolável por um desconhecido.

De um lado temos Lawrence: um intelectual e pacato; do outro Ramsey: um famoso jogador de sinuca.

A partir desse dilema e das escolhas de Irina, a escritora escreve duas histórias e com isso os capítulos são duplicados em duas cores: preto e branco;, e em cada universo Irina vive uma realidade diferente, de acordo com suas escolhas.

1ª versão do capítulo 6, identificado pela cor de fundo preta  em redor do número
/ Foto: Natália Rocha

“Era um alívio fugir da companhia de Lawrence, nem que fosse por um pouquinho; mas da própria realidade do alívio não havia como fugir, e isso a desconcertou."


Com essa duplicação dos capítulos, Lionel descreve em um, o que sucederia se Irina escolhesse Lawrence, e no outro se escolhesse Ramsey. Essa escolha pode incomodar alguns leitores, pelo fato de estar lendo dois livros em um, mas esse recurso torna o livro uma obra única, original e com personagens completos.


2ª versão do capítulo 6, identificado pela cor de fundo branca  em redor do número
/ Foto: Natália Rocha

Em uma realidade, temos personagens que se tornam mais agradáveis do que em outra e com isso os leitores vão se envolvendo com as escolhas de Irina.

O livro é um retrato da realidade conflitante dos relacionamentos vivenciados por todos, não se prendendo apenas à traição.

***

Autora: Natália Rocha

Paulista, jornalista formada pela Belas Artes (Centro Universitário Belas Artes De São Paulo). É apaixonada por astrologia, teledramaturgia e literatura. Sua paixão pela cultura é tanta, que decidiu criar um blog e um perfil no Instagram para falar mais sobre o que gosta e compartilhar ideias.




Postar um comentário

0 Comentários