Atualizações das postagens Recentes

6/recent/ticker-posts

Espaço para anúncio

Responsive Advertisement

8 coadjuvantes hilários que estão brilhando em "Quanto mais vida melhor"

Por Rafael Barbosa

Alguns dos coadjuvantes de destaque em "Quanto mais Vida melhor" / Reprodução internet

Com quatro meses de novela no ar, já podemos dizer que as maiores qualidades de “Quanto mais vida melhor” se concentram em seu conjunto de personagens, muito mais do que nas ações desenvolvidas no enredo.  

Mauro Wilson, o autor, conseguiu criar tipos muito divertidos. Além disso, a escalação do elenco se mostrou certeira: protagonistas e coadjuvantes encontraram intérpretes que não só se mostram a altura dos papéis, como também os enriquecem muito com suas contribuições. 

Tudo é regido com maestria pela direção inspiradíssima de Allan Fiterman e equipe.

Coadjuvantes se destacam no humor

Como muito se falou nas últimas semanas sobre a troca de corpos dos protagonistas e no quanto isso foi positivo para o andamento da novela, - destacando o trabalho primoroso de Giovanna Antonelli, Vladimir Brichta, Mateus Solano e Valentina Herszage –  neste post, optei por destacar os tipos secundários que também têm roubado a cena e trazido alegria às sete da noite. 

Não falo aqui dos coadjuvantes de peso, como Elisabeth Savalla, Marcos Caruso, Júlia Lemmertz, Ana Lúcia Torre, Tato Gabus, Mariana Nunes, Bárbara Colen e outros. Falo de alguns personagens, que em tese, até poderiam ser considerados pequenos dentro da história, não fossem o olhar sensível dos autores e diretores e o talento do time escalado. 

Luciana Paes, Fábio Herford e Valentina Herszage em "Quanto mais Vida melhor" / Reprodução internet

Muito mais do que servir de suporte à trama central, os tipos secundários de “Quanto mais vida melhor” dão o tom da história. Os quatro protagonistas são o prato principal, mas esses coadjuvantes em questão, representam aquela calda ou aquele molho especial que não pode faltar, sabe? Eles trazem um um colorido, um plus. 

Portanto, sem mais delongas, nas linhas abaixo eu destaco oito desses personagens hilários que estão arrasando. 

Deusa e Odailson (Evelyn Castro e Thardelly Lima)

Evelyn Castro como Deusa e Thardelly Lima como Odailson / Reprodução Internet

O núcleo da família Monteiro Bragança seria bem difícil de engolir se não fosse essa dupla divertidíssima. São Deusa e Odailson os responsáveis por quebra o clima marcado pela sisudez de Guilherme (Mateus Solano), a melancolia de Rose (Bárbara Colen) e a rabugice de Celina (Ana Lúcia Torre). 

Evelyn Castro despontou na TV em 2005, ao participar e chegar em segundo lugar no reality musical da Globo, “Fama”. Ela se dedicou à atuação em musicais durante grande parte de sua carreira – esteve no musical inspirado na novela Vamp - até chegar ao cinema e ser descoberta por Fábio Porchat. No Porta dos fundos, se tornou conhecida. A atriz é uma gigante do humor. Não tem um vídeo do canal do Porta que ela esteja, que este que vos escreve não tenha dado boas risadas. Ela é dessas que fazem rir sem precisar abrir a boca.

Thardelly Lima é um ator paraibano – como o saboroso sotaque entrega – com vasta experiência no teatro e no cinema, tendo se destacado muito como o prefeito Tony Júnior em “Bacurau”, uma das presenças mais marcantes no filme. O ator também faz a alegria de seus seguidores do instagram com suas interações, publicações de poesias e valorização da arte e cultura nordestinas. Além de tudo, o moço é um poço de carisma. 

Deusa e Odailson em cena de "Quanto mais vida melhor" / Reprodução internet

A química entre Evelyn e Thardelly transborda na tela. Os dois batem uma boa bola juntos e parecem se divertir muito em cena. Sensacional os momentos em que ele canta "Final Feliz" de Jorge Vercilo, fazendo Deusa se derreter toda. Arrasam nas cenas de briga e nas de afeto. 

Eles também funcionam muito bem sozinhos. As interações de Deusa com Celina, Rose e agora com Flávia no corpo de Guilherme, são sempre ótimas. Assim como Odailson, o motorista fiel do "doutor", que sempre divide boas cenas com o personagem de Solano. 

Juca e Odete (Fábio Herford e Luciana Paes)

Luciana Paes e Fábio Herford / Reprodução intenet

Outra dupla que também é sempre garantia de boas risadas é a formada pelo casal Juca e Odete. Ele com seu jeito bobo, ingênuo e cativante e ela com um ar de megera sem ser exatamente uma megera, combinam muito juntos. Luciana e Fábio também jogam muito bem quando estão contracenando e o grande mérito é evidenciar o afeto de seus personagens, mesmo se tratando de um casal improvável. Juca e Odete se completam.

Luciana Paes é uma excelente atriz, com grande reconhecimento no teatro e no cinema, indicada por diversas vezes em premiações, tendo vencido algumas como quando recebeu o kikito de melhor atriz pelo curta-metragem “Aqueles cinco segundos” (2016), de Felipe Seleme, que está disponível no YouTube. É uma artista singular, craque do humor, cheia de recursos, com voz e expressões inconfundíveis. Gosto dela desde “Espelho da Vida” e acho o seu papel na série nacional do globoplay, “Aruanas” (2021), imperdível.

Fábio Herford é um ator gigante! É só comparar o seu Juca com o Eriberto, seu personagem na novela Sete Vidas de 2015, um tipo completamente distinto. Um ator versátil, que brilha na comédia e no drama; transita em universos distintos como os bares da tijuca e os concertos e óperas dos grandes teatros, sem deixar de ter uma assinatura: a doçura e mansidão contidas no olhar e na voz parecem ser os traços marcantes de sua interpretação – fico curioso para vê-lo como um vilão. É outro nome com uma biografia extensa, com poucos momentos na televisão aberta, mas com uma presença marcante em séries, no teatro e no cinema, tendo atuado em filmes emblemáticos como “Bicho de sete cabeças” (2000), “Salve Geral” (2009), “Berenice procura” (2017) e outros.

Tetê (Zezeh Barbosa)

Zezeh Barbosa como Tetê / Reprodução internet

De todos os nomes escolhidos para este post, Zezeh é a mais experiente, com uma carreira gloriosa no cinema, na televisão e no teatro. Portanto, só a sua presença no elenco já é algo de se comemorar, mas em “Quanto mais Vida Melhor’ Zezeh está hilariante com a sua Tetê, a fofoqueira oficial da Tijuca, tanto que também está entre os que roubam a cena. 

A personagem é um combo: língua ferina, sovinice, frases espirituosas e muito furor. Ela tem uma função importante na história: é um dos tipos que ajudam o texto na tarefa da reiteração. Sempre quando Tetê comenta sobre as outras personagens, em especial do núcleo de Neném, ela relembra fatos importantes para a trama. Suas interações com Nedda (Elisabeth Savalla) e as noras no salão de beleza são sempre garantias de cenas engraçadas. O seu “apetite de amor” pelos personagens masculinos também rendem ótimos momentos: já se engraçou com Odailson, com Osvaldo (Marcos Caruso) e agora com Edson (Stepan Nercessian)

Sempre bom ver Zezéh em cena! Miguel Falabella foi ao autor que mais a valorizou, contando com ela em diversos de seus trabalhos. Para além da televisão, em que se destacou mais com a comédia, Zezéh tem uma carreira vasta no teatro e um grande reconhecimento no cinema, que já lhe deu personagens fortes e dramáticos, como no filme “Bendito Fruto” (2004) que lhe garantiu o prêmio de melhor atriz no Festival de Brasília . Vale destacar um grande momento seu nas novelas: como a mãe de santo, dona Jurema, na premiada com um Emmy, Lado a Lado (2012).

Trombada e Subdelegado Prado (Marcelo Flores e Pedroca Monteiro)

Outros dois personagens muito competentes em fazer o público descontrair são: Trombada, ou melhor, o Mister, como ele gosta de ser chamado; e o Sub, quase delegado, Prado, a autoridade mais atrapalhada da história.  

Os dois são muito diferentes e ao mesmo tempo guardam algumas semelhanças. Ambos são como personagens de desenho animado, com uma espécie de canastrice proposital aliada ao enorme carisma dos atores. Tanto um como o outro faz o tipo durão, são marrentos e vaidosos, mas acabam sempre se dando mal de alguma forma ou se mostrando figuras positivas no final das contas. Figuras que são puro deleite em comédias.

Pedroca Monteiro como o Subdelegado Prado / Reprodução internet

Pedroca Monteiro é um humorista já bem experiente com passagens em comédias importantes no cinema como o filme “Minha Vida em marte” (2018) e na televisão por assinatura como “Trair e coçar é só começar” (2014-2015), sem falar nos trabalhos nos palcos. Atualmente, ele acumula o seu papel na novela com os trabalhos em “Vai que Cola” e no “Dani-se”, programa humorístico de Dani Calabresa no Multishow. Durante a pandemia, fez sucesso em suas redes sociais com o projeto “#Mininovela” produzido por ele e em que interpretou diversos personagens, alcançando grande repercussão.

Marcelo Flores como Trombada / Reprodução internet

Marcelo Flores, assim como o colega, tem grande experiência. São mais de vinte anos de carreira. Já atuou nos palcos em clássicos como “Hamlet” e “Macbeth” e produziu o espetáculo “Arte” com o seu agora colega de elenco, Vladimir Brichta. Nas telonas atuou em filmes como “E aí comeu? ” (2012), “Irmã Dulce” (2014) e em “O beijo no Asfalto” (2017). Na TV, o ator já havia se destacado em alguns trabalhos, como na série “Mister Brau” (2015-2018) e na novela “Bom Sucesso” – adorava o batista, motorista do seu Alberto (Antônio Fagundes) -. Ou seja, trata-se de um ator com talento especialíssimo para comédia, com inteligência cênica e atuação cativante.

Lurdes (Nany People) 

Nany People como Lurdes /
Reprodução internet

E por fim, gostaria ainda de mencionar e exaltar a participação luxuosa de Nany People como Lurdes, a recepcionista do motel “Arriba Caracas”, onde acontecem as maiores loucuras e confusões da trama. As cenas na recepção do motel são quase como um quadro dentro da novela, em que Nany recebe os outros personagens.

Suas cenas são pontuais, mas nunca são desperdiçadas. Há sempre uma tirada certeira, algum comentário irreverente, além das ótimas interações, muitas com os colegas citados acima. Em breve, Lurdes também fará às vezes de cartomante.

Nany People é uma das personalidades mais marcantes da comunidade LGBTQIAP+ e do meio artístico como um todo. Já fez de um tudo: já foi repórter, participante de reality, jurada, entre outras coisas. É uma estrela dos palcos, da televisão e da vida. Sua presença é sempre muito marcante e é muito bom vê-la com cada vez mais espaço na nossa teledramaturgia. Que venham outras personagens.

Escalações pouco óbvias

“Quanto mais vida Melhor” ainda tem uma boa leva de capítulos pela frente, o que significa que ainda poderemos rir muito com todas essas figuras.

Zezeh Barbosa e Nany People nos bastidores de "Quanto mais vida melhor" / Reprodução internet

Além de falar do talento e do trabalho de todos eles, o que vale destacar é que é muito louvável que a novela tenha selecionado essas atrizes e esses atores para viver esses personagens. São nomes que fogem das panelinhas e daquele grupo de rostos que sempre se repetem nas novelas. 

Um ponto bem grande para quem escalou esse elenco e que todos os citados continuem a brilhar nas nossas telas em futuros trabalhos.

***

Autor: Rafael Barbosa

Do interior de São Paulo, Rafael é formado em Jornalismo pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) de Presidente Prudente. Atualmente vive no Paraná. Tem paixão pela teledramaturgia, sobretudo pelas novelas que cresceu assistindo.  


Postar um comentário

0 Comentários